Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Eclipse solar foi visto do Brasil nesta quarta; veja como foi

Observatório Nacional fez a transmissão do fenômeno natural

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 out 2024, 18h25 - Publicado em 2 out 2024, 14h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Eclipse solar visto do La Silla Observatório Europeu do Sul (ESO) em La Higuera, Região de Coquimbo, no Chile - 02/07/2019
    Eclipse solar visto do La Silla Observatório Europeu do Sul (ESO) em La Higuera, Região de Coquimbo, no Chile - 02/07/2019 (Martin Bernetti/AFP)

    Pelo segundo ano consecutivo, um eclipse solar poderá ser visto do Brasil. Desta vez, o fenômeno será mais bem observado pelos moradores dos estados da região Sul, mas residentes de parte do Sudeste e do Centro-Oeste também conseguirão ver o espetáculo.

    No Brasil, o eclipse solar ocorrerá ao entardecer, próximo ao pôr do sol, mas o horário específico vai depender de cada região e pode ser consultado abaixo. Quanto mais ao sul do país, mais cedo o fenômeno começa e maior será a extensão da área eclipsada.

    Especialistas do Observatório Nacional foram para a Ilha de Páscoa, onde o eclipse anular poderá ser visto em sua completude, e estão fazendo a transmissão ao vivo. Por lá, o sombreamento começa por volta das 14h25, no horário de Brasília, e deve chegar ao ponto máximo por volta das 15h45.

    Continua após a publicidade

    Que tipo de eclipse é esse?

    Eclipses solares ocorrem quando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz em parte do território. Esse será um eclipse anular, como o ocorreu em outubro de 2023, quando o diâmetro aparente da Lua é menor que o do Sol e, portanto, bloqueia a maior parte da luz emitida pela nossa estrela, mas permite que sua parte mais externa continue sendo observada.

    Desta vez, no entanto, nenhum residente do território brasileiro conseguirá ver o anel de fogo. O eclipse completo poderá ser observado em parte da Argentina e do Chile, mas por aqui ele será parcial, com apenas uma porção do Sol sendo eclipsado pelo satélite natural.

    Moradores de todo o Sul serão os mais privilegiados na observação do eclipse, mas ele também poderá ser visto em menor extensão por residentes do Sudeste, do Centro-Oeste e da Bahia. Para fazer a observação, será necessário ter uma vista desobstruída para o oeste. Também é importante ressaltar que o observador não deve olhar diretamente para o sol e que proteções adequadas, como óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14, são essenciais para evitar danos.

    Em que horário o eclipse começa em cada região do país?

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.