Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Amazônia já foi inundada duas vezes e pode ter abrigado tubarões

Mar do Caribe invadiu parte das florestas amazônicas, influenciando a biodiversidade antiga e atual, entre 23 milhões e 5 milhões de anos atrás

Por Da redação
4 Maio 2017, 12h34

Algumas partes da Amazônia no Brasil e na Colômbia estiveram submersas pelo mar do Caribe em pelo menos duas ocasiões na antiguidade, informou nesta quarta-feira um grupo de pesquisadores em um artigo publicado pela revista Science Advances. Além da descoberta, os cientistas – que tinham nacionalidades diversas, incluindo brasileiros, colombianos, britânicos e americanos – também encontraram um dente de tubarão e um camarão mantis fossilizados, indicando que, um dia, esses animais podem ter habitado a região.

Segundo os pesquisadores, ambas inundações ocorreram durante o Mioceno, época geológica que ocorreu entre 23 milhões e 5 milhões de anos atrás. Liderada por Carlos Jaramillo, do Instituto Smithsonian de Pesquisas Tropicais do Panamá, e tendo como um de seus membros Carlos D’Apolito Júnior, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), a equipe foi a primeira a estabelecer o período no qual o noroeste da Amazônia ficou sob a água salgada – ainda que, no caso, esta apresentasse uma salinidade menor do que o normal. A informação, para os estudiosos, é essencial para entender como o passado da Amazônia se reflete em sua biodiversidade atual.

A questão da inundação dessas áreas, ocupadas por grandes florestas, é tema de debate entre os cientistas, principalmente por se tratar de um terreno que continua sendo difícil de estudar e que tem poucos dados consistentes disponíveis. Hoje em dia, cerca de 80% da paisagem amazônica está ocupada por florestas nas quais são escassas as inundações, e os 20% restantes são caracterizados por terrenos úmidos.

Continua após a publicidade

Para chegar a suas conclusões, Carlos Jaramillo e seus colegas examinaram os núcleos de sedimentos de Llanos, no leste da Colômbia, e as bacias dos rios Amazonas e Solimões, no Brasil, onde foram encontrados 933 microfósseis – sem contar com os fósseis de dente de tubarão e o camarão mantis.

Os resultados dos estudos indicaram que as águas marinhas pouco profundas cobriram a região durante eventos de inundação diferentes, ambos foram relativamente efêmeros.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.