Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Amazônia: humanos já exploram a região há mais de 10 mil anos

No passado, tribos primitivas plantavam milho, mandioca e abobrinha na floresta, revela estudo

Por Sabrina Brito Atualizado em 13 abr 2020, 14h20 - Publicado em 13 abr 2020, 11h18

De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, a floresta Amazônica já era alterada em função da atividade humana há 10 mil anos. A pesquisa, focada em uma área onde hoje é o norte da Bolívia, apontou que as pessoas que viviam ali plantavam milho, abobrinha e mandioca.

Essa agricultura primitiva é resultado indireto do fim da última Era do Gelo, que acabou há cerca de 12 mil anos. Seu final levou os povos humanos a adotarem uma cultura sedentária, tornando-se para a agricultura em vez de optar pela caça e coleta.

Assim, há aproximadamente 10 mil anos, cientistas sugeriram, em estudos anteriores, que os povos chineses cultivavam arroz, o Oriente Médio focava nos grãos e as Américas Central e do Sul, junto com o México, preferiam batatas, milho e quinoa. Segundo a nova pesquisa, a região sudoeste da Amazônia pode ser vista como a quinta região-chave da agricultura primitiva da época.

Continua após a publicidade

De acordo com as análises mais recentes, a mandioca foi plantada há cerca de 10 350 anos; a abobrinha, há 10 250; e, mais novo ainda, o milho foi cultivado na região há 6 850 anos. Segundo os pesquisadores envolvidos no trabalho, a descoberta é importante por indicar que a Floresta Amazônica, considerada mata virgem até poucas décadas atrás, era habitada há mais de 10 mil anos por pessoas que se aproveitavam de seus recursos é claro, de forma muito mais inofensiva do que aquela que empregamos hoje.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.