Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

A Lua pode ter uma origem diferente do que pensávamos

Novo estudo aponta que composição química do satélite é muito diferente da que seria esperada pelos cientistas

Por Sabrina Brito Atualizado em 8 jul 2020, 21h49 - Publicado em 8 jul 2020, 14h44

A origem da Lua sempre foi um assunto polêmico. Em geral, a comunidade científica acredita que a Lua tenha sido formada depois de um objeto especial aproximadamente do tamanho de Marte colidir com a Terra. Com o impacto, uma parte da crosta terrestre teria se desprendido do nosso planeta, formando o nosso satélite natural. Contudo, um novo estudo parece apontar para outra conclusão.

A pesquisa, publicada no último dia 1 no periódico científico Earth and Planetary Science Letters, revelou que a poeira encontrada nas crateras lunares apresenta muito mais metais do que a crosta da Terra. O material possuía níveis de óxidos de ferro e titânio do que os cientistas presumiam.

De acordo com os pesquisadores, os indícios encontrados revelam a necessidade de se considerar outras hipóteses acerca da formação da Lua. A importância de entender esse acontecimento é enorme, dada a influência que o satélite possui sobre a Terra.

É a Lua, por exemplo, que mantém o nosso eixo de rotação constante, que regula o nosso clima, que controla as estações do ano terrestres. Entendê-la melhor pode oferecer uma visão mais completa sobre o nosso próprio planeta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.