A espécie animal que “ressurgiu dos mortos”
Pequeno animal africano parente do elefante havia sido catalogado pela última vez há cinco décadas

De acordo com um artigo publicado no periódico científico Peer J, um mamífero africano foi avistado por cientistas pela primeira vez desde a década de 1970. O animal, chamado musaranho de elefante ou sengi, se alimenta de insetos e apresenta tamanho diminuto: mede cerca de 25 centímetros e pesa aproximadamente 53 gramas.
Os pesquisadores se depararam com o animal, que se divide em 20 espécies, no país africano Djibouti. Para capturá-lo, os cientistas construíram mais de mil armadilhas em 12 locais diferentes na região. A isca era uma mistura de manteiga de amendoim, aveia e leveduras.
Como resultado, os especialistas avistaram 12 espécimes de musaranho. Além disso, eles fizeram os primeiros registros de foto e vídeo de uma das espécies desses musaranhos que existe.
Segundo os participantes da aventura, é essencial que se planejem novas expedições, a fim de estudar melhor o animal e compreender não só seus hábitos e verificar quantos indivíduos ainda vivem, mas também observar quais são seus predadores naturais, por exemplo.