Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A aranha ‘Harry Potter’ e outros 15 animais com nomes famosos

Cientistas descobriram uma aranha parecida com o Chapéu Seletor, de 'Harry Potter'. Confira outros animais que homenageiam ícones da ficção ou da vida real

Cientistas descobriram na Índia uma nova espécie de aranha muito parecida com o Chapéu Seletor da série Harry Potter. Para homenagear o filme, os pesquisadores resolveram dar a animal, de apenas sete milímetros, um nome inspirado em Godric Gryffindor, personagem que, na série, é o dono do chapéu mágico. A descrição da aranha Eriovixia Gryffindori foi publicada na última quinta-feira na revista científica Indian Journal of Arachnology.

“Meus colegas e eu gostamos muito do filme e todos nós pensamos ‘Ei, essa aranha curiosa se parece exatamente com o Chapéu Seletor’. Era estranhamente similar”, declarou o Javed Ahmed, um dos cientistas responsáveis pela descoberta, à Agência France-Presse. “Então fizemos um acordo de que, se fosse uma nova espécie, iríamos nomeá-la em homenagem ao dono do Chapéu Seletor.”

 

A aranha, que imita a forma de folhas para escapar de predadores, tem hábitos noturnos e foi encontrada na cordilheira dos Gates Ocidentais, no Sudoeste da Índia, em outubro do ano passado.

Chapéu mágico

No filme Harry Potter, o Chapéu Seletor é quem distribui os alunos nas diferentes casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Godric Gryffindor é um dos quatro bruxos que fundaram a escola. Além disso, foi ele que criou a casa Grifnória e enfeitiçou o chapéu com a personalidade de cada feiticeiro que criou Hogwarts junto com ele. O objetivo era que no futuro a seleção de cada novo estudante permanecesse respeitando as características de cada aluno novo ligando isso as quatro casas de Hogwarts: Grifinória, Lufa-Lufa, Sonserina e Corvinal.

 

A descoberta da nova aranha chamou a atenção de J. K. Rowling, autora de Harry Potter: “Estou realmente honrada! Parabéns por descobrir outro #AnimalFantástico!”, tuitou Rowling para Ahmed.

Aranha Eriovixia Gryffindori e o chapéu seletor do filme 'Harry Potter' Aranha Eriovixia Gryffindori e o chapéu seletor do filme ‘Harry Potter’

Aranha Eriovixia Gryffindori e o chapéu seletor do filme ‘Harry Potter’ (Sumukha J.N/AFP)

A aranha de Gryffindor não é a primeira espécie a ser nomeada em homenagem a um ícone popular, de ficção ou real. Em 2012, cientistas australianos nomearam uma mosca de “Beyonce” e, no ano passado, os visitantes do Museu de História Natural de Berlim, na Alemanha, escolheram o nome Ampulex dementor para uma espécie de vespa, uma homenagem “científica” à Harry Potter. O nome faz referência aos dementadores (dementor, em inglês), guardas de uma prisão de alta segurança, temidos por serem capazes de sugar a alma de suas vítimas com um “beijo”. Confira esses e seres com nomes famosos: