Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Lava-Jato: TRF4 proíbe juiz de decidir sobre suposta parcialidade de Moro

Novo juiz da Lava-Jato havia revogado decisões de Moro por falta de imparcialidade do ex-magistrado

Por Gustavo Silva Atualizado em 16 Maio 2023, 18h24 - Publicado em 16 Maio 2023, 14h45

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) proibiu o juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelas decisões que envolvem a Lava-Jato, de emitir resoluções ligadas à operação nos casos em que possam ser feitas análises sobre suposta parcialidade dos magistrados.

Com a medida, o desembargador Carlos Eduardo Thompson anulou o despacho de Appio que declarou parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, atualmente senador pelo União Brasil, ao julgar o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Por causa da ação de Appio, Cabral teve sua prisão preventiva revogada em maio deste ano. 

Em sua decisão, o desembargador Thompson Flores afirmou que o TRF-4 já havia proibido Appio de “emitir decisões nos casos relacionados à Operação Lava-Jato nos quais exceções de suspeição fossem apresentadas ou pudessem ser arguidas”. “Appio anulou todas as decisões de Moro contra Sérgio Cabral, apesar de o TRF-4 já ter imposto restrições à emissão de novas decisões nos casos relacionados à Operação Lava-Jato nos quais fosse apresentada uma exceção de suspeição contra ele, sem análise do mérito”, escreveu Thompson Flores.

Na ação, o desembargador atendeu a um pedido de liminar do Ministério Público Federal, que entrou uma correição parcial, medida que busca corrigir tumulto processual, contra Appio. Segundo o órgão, a decisão do juiz foi emitida antes da análise da exceção de suspeição apresentada pela defesa de Cabral contra Moro.

Página: /
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.