Traficante faz harmonização facial e é preso durante consulta de avaliação
Criminoso do Complexo da Maré havia mudado a aparência para despistar a polícia do Rio

Considerado pela polícia do Rio um dos três pilares da hierarquia do Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo da Maré, o traficante Luiz Carlos de Lomba, conhecido com Chocolate, foi preso nesta quinta-feira, 13, durante uma consulta de avaliação de um procedimento estético. O criminoso havia realizado uma harmonização facial, modificando a aparência, com a intenção, segundo a Polícia Civil, de não ser reconhecido. Ele foi encontrado em Itaperuna, no Noroeste do estado.
A sua localização ocorreu durante a operação Espoliador, deflagrada em todo o Rio de Janeiro para prender foragidos. As investigações apontaram que Chocolate não ficava mais na Maré, atuando à distância. Sua função na facção seria a de “químico” – responsável por analisar a cocaína comercializada pelo grupo.
A ação que capturou o traficante contou com policiais da Delegacia de Defraudações (DDEF), da 21ª DP (Bonsucesso) e da 143ª DP (Itaperuna), com apoio da PM. Havia um mandado de prisão contra ele de 2024, pelos crimes de associação criminosa e roubo. Além disso, ele é investigado em, pelo menos, 35 procedimentos criminais. A polícia diz que o tripé do TCP na Maré conta ainda com os criminosos conhecidos como Bill e Mangolé.