Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

TCU pode julgar hoje se Moro e Dallagnol foram parciais com Lula

Representação partiu do Ministério Público e levou em conta conclusão de comitê da ONU

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 mar 2023, 10h18

O Tribunal de Contas da União (TCU) incluiu na sessão ordinária desta quarta-feira, 22, a apreciação de uma ação movida pelo Ministério Público contra o ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol, atualmente senador e deputado federal, respectivamente, por supostos prejuízos que ambos teriam causado aos cofres públicos por suas atuações em processos movidos pela Lava-Jato contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A representação, assinada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, leva em conta o julgamento do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), que apontou Moro como parcial e viu os direitos políticos de Lula serem violados após o petista ser impedido de participar das eleições presidenciais de 2018 por estar preso. “O ex-juiz Sergio Moro e o então coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, pelo fato de terem agido conscientemente com o intuito de perpetrarem um julgamento injusto e indevido ao ex-presidente Lula, causando-lhe violação a seu direito a ser julgado por um tribunal imparcial e ter seu direito à privacidade e seus direitos políticos igualmente violados, culminando numa prisão injusta, devem ser responsabilizados por todos os prejuízos a serem suportados pela União”, afirma Furtado.

Além de solicitar o julgamento de ambos, o membro do Ministério Público junto ao TCU pede que ambos sejam condenados a pagar multas que poderão ser impostas pelo órgão. “De igual sorte, os ex-agentes públicos devem responder por atos antieconômicos que causaram prejuízos ao erário”.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.