Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

STF forma maioria para ampliar foro privilegiado de políticos investigados

Julgamento virtual foi suspenso após o ministro André Mendonça pedir vista. Seis magistrados já votaram a favor da mudança

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h21 - Publicado em 12 abr 2024, 08h34

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem maioria para ampliar a regra do foro privilegiado a políticos investigados na Corte. O sexto voto do julgamento do plenário virtual foi do presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso. A análise voltou a ser suspensa após o ministro André Mendonça pedir vista.

Além de Barroso, votaram a favor da mudança os ministros Gilmar Mendes, relator de dois casos que investigam políticos e autor da proposta, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. Ainda restam os votos de Mendonça, claro, Nunes Marques, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Edson Fachin. Eles têm até o dia 19 de abril para depositar suas posições no plenário virtual.

Com a alteração, serão investigados no Supremo crimes praticados no exercício e também os que tenham relação com o cargo, mesmo após o parlamentar deixar a função, seja por renúncia, não reeleição ou cassação, por exemplo.

Ministros acreditam que a nova regra evitará o chamado elevador processual e garantirá que as apurações sejam finalizadas mais rapidamente. Atualmente, o STF tem cerca de cinquenta inquéritos. Em 2018, o plenário da Corte restringiu o foro privilegiado para crimes praticados apenas durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.