Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Silvio Santos cogita recriar ‘Semana do Presidente’, mas família é contra

Enquanto isso, outras emissoras ganham de Bolsonaro a volta da licença para promover os lucrativos sorteios por telefone

Por João Batista Jr. Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 14h47 - Publicado em 21 fev 2020, 06h00

Dono e apresentador do SBT, Silvio Santos tem 2 500 funcionários na emissora. Apesar da enorme folha de pagamento, a palavra final sobre a entrada e a retirada de um conteúdo do ar sempre se deu em caráter unilateral. Mudança repentina na grade, interrupção de seriado pela metade e repetição de programas: tudo é feito até hoje de acordo com a vontade do dono do Baú. Um episódio recente pode representar uma notável exceção a essa regra. De sua casa em Orlando, onde fica quase três meses do ano curtindo uma rotina que inclui compras no Walmart, o comunicador mais popular da história do país teve a ideia de ressuscitar o quadro Semana do Presidente, que foi ao ar entre 1981 e 1996. Silvio pensou em veicular o conteúdo em sua atração dominical. O objetivo seria mostrar apenas notícias positivas ligadas a Jair Bolsonaro, como já fez no passado com João Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. A intenção caiu como uma bomba dentro do canal e da família.

O líder do SBT conseguiu a unanimidade: todos são contrários. Duas de suas filhas, Patricia e Renata Abravanel (a primeira é apresentadora e a segunda assumirá a presidência do Grupo Silvio Santos em 20 de março), integram o movimento para tentar o que parecia impossível: fazê-­lo mudar de ideia (procuradas por VEJA, elas negam qualquer interferência). Além do tom ufanista e da trilha sonora com fanfarras militares que remetem a um passado incômodo, um dos argumentos usados é que a adulação a Bolsonaro pode manchar a imagem simpática que a emissora tenta cultivar. Um dos slogans é “a TV que tem torcida”. Ao se inclinar acintosamente para um dos lados dentro do polarizado cenário político, a iniciativa de Silvio agradaria muito a uma ala da torcida e, ao mesmo tempo, provocaria o efeito colateral de atrair haters, atrapalhando o crescimento da marca no ambiente em que eles mais proliferam: o universo digital. O SBT é o canal do Brasil que tem mais inscritos no YouTube: 9,2 milhões. Embarcar na onda da Semana do Presidente daria à empresa o status de canal oficial da Presidência. A pedido de VEJA, um levantamento feito pela Bites, consultoria de análise de dados para relações governamentais, mostra que Bolsonaro já é fortemente ligado à imagem da emissora. Ao longo de 2019, ele acabou associado a Silvio Santos ou ao SBT em 438 000 tuítes. O grande pico ocorreu em 5 de maio, quando o presidente esteve no palco do SBT para defender a reforma da Previdência: foram 95 011 associações entre Bolsonaro e o dono do canal na rede social.

PATRICIA ABRAVANEL-RENATA ABRAVANEL-12.jpg
CAUTELA - Patricia e Renata Abravanel: preocupação com potenciais haters (//Instagram)

Diretamente de Orlando, Silvio deu ordem à equipe para que produzisse um piloto de Semana do Presidente. A gravação foi enviada a ele nos Estados Unidos, mas, surpreendentemente, o apresentador acabou voltando atrás na última terça, 18, suspendendo o negócio até segunda ordem. Isso não significa que o dono do Baú deixará de explicitar apoio a Bolsonaro. O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), marido de Patricia Abravanel, tem feito a ponte entre o sogro e o governo. O casal Silvio e Iris Abravanel mais Edir Macedo e Ester Bezerra, proprietários da Record, jantaram no Palácio da Alvorada e estiveram na tribuna de honra no desfile militar de 7 de Setembro, em Brasília. Além de receber a visita de Bolsonaro para defender a reforma da Previdência, o dono do SBT convidou Flávio e Eduardo no quadro Jogo das 3 Pistas, em julho de 2019.

AMILCARE DALLEVO-MARCELO CARVALHO-2017.jpg
NO LUCRO - Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho, da RedeTV!: volta ao jogo (//Divulgação)
Continua após a publicidade

A adulação ao presidente não ocorre apenas de olho nas gordas verbas de publicidade estatal. Em uma comitiva liderada pela RedeTV!, cujo sócio Marcelo de Carvalho é um ferrenho defensor de Bolsonaro, alguns empresários de comunicação conseguiram do governo federal a permissão para o retorno dos sorteios por telefone em sua programação possivelmente a partir de abril (o negócio havia sido proibido em 1998). RedeTV!, Band e Record serão as principais beneficiadas e devem lucrar cerca de 5 milhões de reais por ano. Em um primeiro momento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi contrário por temer a concorrência às loterias da Caixa. Acabou sendo voto vencido, como aconteceu com Silvio Santos na discussão sobre a volta da Semana do Presidente. A ala de oposição à ideia comemorou a reviravolta com cautela, tendo em conta o estilo imprevisível do apresentador. Nos corredores da emissora, teme-se que o assunto volte à pauta quando o dono do Baú retornar ao Brasil, depois do Carnaval.

Publicado em VEJA de 26 de fevereiro de 2020, edição nº 2675

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.