Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Saúde e Educação são as pastas mais afetadas por bloqueio de R$ 1,5 bilhão

Esse é o segundo contingenciamento feito pelo governo no Orçamento; em maio, um bloqueio de 1,7 bilhão de reais já havia sido anunciado

Por Da Redação Atualizado em 28 jul 2023, 21h24 - Publicado em 28 jul 2023, 20h59

O governo federal detalhou nesta sexta-feira, 28, em edição extra do Diário Oficial da União, quais serão os ministérios afetados pelo bloqueio de 1,5 bilhão de reais no Orçamento de 2023, estabelecido para que seja cumprido o teto de gastos — medida fiscal ainda em vigor neste ano.

Dez pastas serão afetadas: Saúde (452 milhões de reais), Educação (332 milhões de reais), Transportes (217 milhões de reais), Cidades (144 milhões de reais), Desenvolvimento e Assistência Social (144 milhões de reais), Meio Ambiente (97,5 milhões de reais), Integração e Desenvolvimento Regional (60 milhões de reais), Defesa (35 milhões de reais), Cultura (27 milhões de reais) e Desenvolvimento Agrário (24 milhões de reais).

Esse é o segundo bloqueio feito pelo governo. Em maio, um contingenciamento de 1,7 bilhão de reais já havia sido anunciado — mas as pastas de Saúde e Educação não estavam na lista. No total, 3,2 bilhões de reais estão bloqueados. Somando o primeiro contingenciamento, os ministérios mais afetados são Cidades (835,2 milhões de reais) e Transportes (819,1 milhões de reais).

O bloqueio é temporário — os valores podem ser liberados para os ministérios caso o governo consiga espaço no Orçamento. A partir de 2024, a regra do teto de gastos será substituída pelo novo arcabouço fiscal, que foi aprovado pela Câmara e pelo Senado e deve passar novamente à análise dos deputados, uma vez que ele foi alterado pelos senadores, na volta do recesso parlamentar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.