Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Roubos crescem e homicídios caem no Rio, revela relatório

Algumas áreas, como Tijuca, na Zona Norte, preocupam analistas por apresentarem crescimento em quase todos indicadores

Por Ricardo Ferraz 27 set 2024, 19h48

Os homicídios recuaram e os roubos cresceram no Rio de Janeiro, segundo relatório divulgado pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), com base nos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). O estudo leva em consideração o período que vai de  de janeiro a agosto de 2024, e foram compilados no quinto volume da série “Crime no Rio”.

Eis os principais indicadores da violência contra o patrimônio:

Roubos de rua: Aumento geral no estado de 10,5%, em comparação com os números já altos de 2023, com destaque para o aumento expressivo na Capital (+17,4%) e na Baixada Fluminense (+9,2%).

Roubo em coletivo: Aumento de +5,2%, com destaque para o aumento de +26,7% na Capital. Agosto registrou o maior número de roubo em coletivo de 2024 (741), um aumento de 62,5% comparado com agosto do ano passado.

Roubos de veículos: Aumento no estado de +23,3%.  Agosto registrou o maior número de roubo de veículo do ano (2.835), um aumento de 52,0% em relação ao mesmo mês de 2023.

O documento destaca a Tijuca como uma área que ilustra o problema, com aumento em diversas modalidades de roubo em 2024: 35,5% em roubo de veículo; 54,7% em roubo em coletivo; 34,2% em roubo de rua

Continua após a publicidade

O documento conclui ainda que o aumento geral dos roubos no Rio de Janeiro em 2024 demonstra um descontrole das políticas de segurança no estado. “Grupos organizados dedicados a crimes contra o patrimônio agem de forma crescente sem que nenhum plano, estratégia ou meta sejam anunciados pelo governador ou secretário de segurança. O governo está perdido e os moradores se sentem à deriva, pois roubos são a modalidade de crime que mais afeta a sensação de segurança”, diz o relatório.

Homicídios

A situação do crime de homicídio no Rio de Janeiro aponta para uma redução geral deste tipo de crime, comparando-se  o período de janeiro a agosto de 2024 com o mesmo período do ano anterior. Todas as regiões do estado apresentaram queda nesse indicador, que caiu 12,7% no total.

As Principais quedas se deram na Baixada Fluminense (-13,9%), Grande Niterói (15,1%), Capital (-11,4%) Interior (-12,5%)

Apesar da tendência geral de queda, o relatório chama a atenção para aumentos expressivos nos homicídios em algumas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs):

● Cabo Frio: 12,5% 

Continua após a publicidade

Queimados: 14,5%

Belford Roxo: 12,1%

Olaria: 19,5%

Itaperuna: 46,7%

● Campo Grande: 68,2%

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.