Rio pode ter recorde de calor, com temperatura acima dos 41ºC nos próximos dias
Prefeito Eduardo Paes alertou neste domingo que cidade pode atingir Nível de Calor 4

Com previsão de máxima de 40ºC neste domingo, 16, a cidade do Rio pode atingir ainda temperaturas mais altas nesta semana. O alerta foi dado pelo prefeito Eduardo Paes na manhã de hoje, durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Resiliência da prefeitura. Há previsão é de que o município chegue ao Nível de Calor 4 – quando há registro de índices de 40ºC a 44ºC com permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
A maior temperatura para fevereiro foi de 41,8ºC em 2023, mas na terça, principalmente, há chance de novo recorde. “Hoje se comprova que a intensidade desse calor, a repetição dos dias de calor e a sensação térmica têm sido maior do que o verificado na história”, chamou a atenção o prefeito, dizendo que o mês passado foi o janeiro mais quente da história e que o Rio, embora sempre com muito calor nessa época do ano, agora vê isso se intensificar.

Estresse térmico
Para este domingo, a previsão é de oito horas de estresse térmico no Rio, com quatro horas de temperatura acima de 40ºC. “Quero chamar a tenção dos foliões, para que bebam mais água”, disse Paes, já que neste final de semana blocos vêm arrastando multidões por ruas do Rio. Ontem, com o calorão, muitos se refrescaram no espelho d´água do Museu do Amanhã, no Centro, em imagens que viralizaram nas redes.
A cidade se encontra no Nível de Calor 3. Caso suba na escala (o protocolo vai até o NC5), entre as recomendações está a abertura de pontos de resfriamento pela prefeitura: áreas com hidratação e banheiro dentro de equipamentos públicos, como parques e vilas olímpicas. O próprio prefeito recomenda à população para que na terça, caso o dia seja realmente de calor extremo, procure espaços municipais com ar-condicionado, como as naves do conhecimento.
A coletiva de imprensa contou com a participação do vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, do chefe executivo do COR-Rio, Marcus Belchior, da secretária de Meio Ambiente, Tainá de Paula, e da meteorologista Raquel Franco.