Rio espera movimentar 5,5 bilhões de reais no carnaval
Estimativa é da prefeitura, que aguarda 8 milhões de pessoas para a folia e tem expectativa da geração de 50 mil empregos

A cidade do Rio deve movimentar durante o carnaval cerca de 5,5 bilhões de reais. A estimativa é da prefeitura, que divulgou nesta sexta-feira, 21, números grandiosos sobre a folia. Só de pessoas aproveitando a festa, segundo os cálculos, serão oito milhões. Elas estarão espalhadas por toda a capital fluminense. Desse total, um público de dois milhões se dividirá entre os desfiles da Sapucaí e da Intendente Magalhães; e entre a programação do Terreirão, Avenida Chile, Cinelândia e bailes populares.
No Sambódromo, a passagem das escolas de samba atrairão 120 mil por dia, durante os sete dias de apresentações. Este ano, o Grupo Especial foi dividido em três dias – domingo, segunda e terça, com quatro agremiações por noite. Na Intendente Magalhães, serão 250 mil no total, em seis dias de desfiles. A cidade contará com mais de 40 bailes populares, com cerca de 480 mil de público. A maratona de eventos na Avenida Chile e Cinelândia deve reunir 40 mil.
Os desfiles do Grupo Especial agora vão das 22h às 4h – ou seja, terminando um pouco mais cedo, antes de o dia clarear -, mas quem quiser mais samba poderá aproveitar as rodas que acontecerão após a passagem das últimas escolas. Essas, sim, irão até de manhã, às 6h. A agenda de carnaval na Avenida tem início nesta sexta, com os ensaios completos do Grupo Especial. Hoje testam luz e som Unidos de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Mocidade e Paraísdo do Tuiuti, a partir das 21h, com portões abrindo às 19h.
Centro de Operações
A prefeitura informou que irá monitorar a cidade durante a folia com a ajuda de mais de cem câmeras. Na Sapucaí, serão 24 equipamentos, e dois drones vão vigiar a festa na Avenida de cima. Cerca de 500 operadores irão trabalhar no Centro de Operações e Resiliência (COR). Um efetivo de 923 agentes da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal atuarão no ordenamento urbano, fiscalização de ambulantes e patrulhamento preventivo.