Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Rede X começa a voltar a funcionar no Brasil após liberação de Moraes

Retorno depende de cada provedor de internet. Plataforma cumpriu requisitos para poder operar, como a indicação de representante legal e pagamento de multas

Por Da Redação Atualizado em 9 out 2024, 13h54 - Publicado em 8 out 2024, 22h24

A rede social X (antigo Twitter) voltou a funcionar na noite desta terça-feira, 8, após ficar mais de um mês fora do ar. Em decisão, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes indicou que todas as exigências foram cumpridas para o retorno da plataforma.

A rede de Elon Musk havia sido bloqueada no país no final de agosto por descumprir decisões judiciais. No dia 17 daquele mês, a empresa fechou o escritório no Brasil e ficou sem representante legal por aqui — uma das exigências para que a plataforma voltasse ao ar era a indicação de um novo responsável. O pagamento de multas milionárias devidas pela rede e o bloqueio de perfis de investigados em inquéritos do STF também eram requisitos.

No último dia 20, o X indicou nova representante legal. Já o valor de 28,6 milhões de reais foi pago na semana passada, mas em uma conta que, segundo Moraes, estava incorreta. O montante foi, então, transferido para a conta certa nesta segunda-feira, 7, e, nesta terça, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou a favor do desbloqueio da rede.

Na tarde desta terça, após verificação do cumprimento de todos os requisitos, Moraes autorizou o desbloqueio e deu prazo de 24 horas para a Anatel tomar as medidas para o retorno. A volta não é automática nem uniforme e depende das provedores de internet para se concretizar. Segundo a Anatel, há mais de 20.000 operadoras no país.

Continua após a publicidade

X comemora volta

A empresa comemorou a retomada da operação no Brasil. Em postagem na própria plataforma, afirmou que “proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo”.

“Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”, disse a rede.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.