Quem é o novo juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba
O magistrado Fábio Nunes de Martino assume o lugar de Gabriela Hardt

O juiz federal Fábio Nunes de Martino assume a partir desta segunda-feira, 19, a 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Operação Lava-Jato, com a saída da juíza substituta Gabriela Hardt. Aos 46 anos, ele era titular da 1ª Vara Federal de Ponta Grossa (PR). Com ele, assume também o juiz Murilo Scremin Czezacki, de 31 anos, que será o substituto.
Natural do Rio de Janeiro, Martino graduou-se em Direito pela UNIRIO em 2000, quando já atuava como agente de segurança penitenciária (1997-2001). No ano seguinte, trabalhou como técnico judiciário na Corregedoria de Justiça do Rio e, de 2003 a 2006, foi delegado de Polícia Federal na Superintendência Regional do estado. A carreira de magistrado começou em 2006, quando Martino ingressou na 4ª Região como juiz federal substituto.
Em 2019, Martino foi um dos signatários de uma moção de apoio ao ex-juiz Sergio Moro, após a divulgação de mensagens obtidas por hackers no âmbito da Lava-Jato, entre ele e o então procurador da República Deltan Dallagnol. No texto, o manifesto afirma que o conteúdo “não ofende o princípio da imparcialidade que rege a conduta de um magistrado” e que Moro “jamais se desviou dos deveres exigidos de um magistrado sério, alinhado com os princípios éticos, comprometido com a busca da verdade e aplicação da Justiça”.
Já Czezacki, vinha atuando como juiz federal substituto da 2ª Vara Federal de Cascavel. Ele graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), cidade onde nasceu, em 2013, e foi advogado privado e dativo nos anos de 2014 e 2015. Ainda em 2015, também atuou como analista processual da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. Em 2017, ingressou na magistratura federal como juiz federal substituto.
A mudança acontece com a ida de Gabriela Hardt — conhecida como uma sucessora de Sergio Moro — para a 3ª Turma Recursal do Paraná (TRPR). A decisão de deixar o comando dos processos remanescentes da Lava-Jato foi da própria juíza. Ela já havia tentado, recentemente, remoção para uma Vara em Florianópolis (SC), mas esbarrou no critério de antiguidade e acabou perdendo a vaga para outro colega. Agora, com a saída da juíza federal Graziela Soares da 3ª TRPR, uma nova vaga foi aberta e ocupada por Hardt.
Até então, Gabriela Hardt atuava como substituta do juiz federal Eduardo Appio. Ele segue afastado e aguarda julgamento por supostamente ter feito ligação, passando-se por outra pessoa, ao advogado João Eduardo Malucelli, sócio de Moro e de sua mulher, Rosângela Moro, e filho do desembargador federal Marcelo Malucelli. Ao contrário de Hardt, Appio é crítico dos métodos do ex-juiz e atual senador.