PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Quem é o coronel alvo da operação Contragolpe da PF

Ele é investigado por ajudar plano golpista e tentar atrapalhar investigações

Por Duda Monteiro de Barros 15 dez 2024, 15h11

Além da prisão preventiva de Walter Braga Netto no último sábado, 14, a Polícia Federal (PF) também cumpriu mandados de busca e apreensão contra o coronel da reserva Flávio Botelho Peregrino. Braço-direito de Braga Netto, ele é suspeito por envolvimento com a trama golpista de 2022 e foi proibido de se comunicar com outros investigados.

Peregrino, que ingressou no Exército em 1986 e passou à reserva em 2020, ocupou cargos no Gabinete de Segurança Institucional, Casa Civil e Ministério da Defesa durante o governo Bolsonaro, frequentemente acompanhando Braga Netto. Em 2022, foi nomeado assessor de comunicação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), no gabinete do deputado Thiago Manzoni (PL).

A PF afirma que há indícios de que Peregrino e Braga Netto participaram de planos para abolir o Estado Democrático de Direito e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva. Um documento apreendido na sede do Partido Liberal, encontrado na mesa de Peregrino, detalhava a “Operação 142”, que previa intervenção militar para evitar que Lula assumisse. Outro arquivo indicava tentativas de obter informações sobre a delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, para atrapalhar investigações.

Apesar das suspeitas, Peregrino não está na lista de indiciados pela tentativa de golpe. O deputado Thiago Manzoni, ao saber da operação contra seu assessor, declarou que aguardará o desenrolar das investigações para decidir sobre a permanência dele no gabinete.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.