Queda de muro interrompe operação em 11 estações do Metrô Rio
Problema foi causado por outra concessionária da capital carioca, a Águas do Rio; interrupção ocorre desde as 7h

A queda de um muro provocou caos na manhã desta quarta-feira, 9, em parte do sistema ferroviário do Metrô Rio. O problema aconteceu na estação Engenho da Rainha, localizada no bairro de mesmo nome na Zona Norte do Rio de Janeiro, por volta das 7h. Com isso, onze estações tiveram de ser fechadas, interrompendo parte do fluxo de trabalhadores que saem da região e de locais na Baixada Fluminense em direção ao Centro da cidade. Até a última atualização, o serviço ainda não tinha sido restabelecido.
Em nota, o Metrô Rio atribui o problema à concessionária Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico em parte do estado, o que inclui a capital. A atuação da empresa na parte externa da estação de Engenho da Rainha teria provocado a queda do muro, que prejudicou a circulação dos trens. O primeiro comunicado foi pulicado por volta das 7h30.
“Por conta disso, foi preciso desernegizar a via para atuação das equipes e os trens da Linha 2 estão circulando provisoriamente entre Maria da Graça e Botafogo”, informou a companhia de transportes. Segundo o Metrô Rio, o contratempo, porém, tem impactado todo o sistema, fazendo com que os trens nas outras linhas operem com intervalos irregulares.
Até o momento, seguem fechadas as estações Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho Inhaúma, Del Castilho e Engenho da Rainha. “A concessionária está em contato com a Águas do Rio para que o problema seja solucionado e a operação restabelecida o quanto antes”, informou o Metrô Rio.
Nas redes sociais, os reflexos das estações fechadas têm sido destacados. Usuários relatam dificuldades para chegar ao trabalho e estações lotadas. Nos pontos em que a operação do serviço segue ativa, há ainda demora para que os trens saiam do lugar, provocando também aglomeração de passageiros.