Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Procon do Rio proíbe farmácias de exigir CPF antes de informar descontos

Prática é considerada abusiva

Por Duda Monteiro de Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 jul 2025, 18h35

A operação CPF Protegido, que proíbe farmácias no Rio de exigirem o CPF do consumidor como condição para desconto, teve início nesta quarta-feira, 2, com ações educativas na Praça Saens Peña, na Tijuca. Agentes da prefeitura orientaram comerciantes sobre as novas regras, estabelecidas por uma resolução conjunta publicada no Diário Oficial. A iniciativa é liderada pela Sedecon (Procon Carioca) em parceria com a Secretaria Municipal de Integridade e Transparência (SMIT).

De acordo com as novas normas, farmácias não podem solicitar dados pessoais, como CPF, antes de informar se há desconto ou preço promocional. A coleta só pode ocorrer com o consentimento explícito do cliente após a divulgação dos valores. O secretário João Pires destacou que a venda de produtos não pode ser condicionada ao fornecimento de dados, prática considerada abusiva e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e pela LGPD.

A fiscalização será educativa nos próximos 60 dias, mas, após esse período, estabelecimentos que descumprirem as regras poderão ser multados. Além disso, as farmácias devem informar claramente como os dados são coletados e protegidos. Denúncias podem ser feitas ao Procon Carioca pelo site ou pela Central 1746.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.