Previdência e Gilmar Mendes nas manchetes de 22/03/2017
Pressão da base parlamentar e de servidores fazem governo federal recuar nas mudanças do sistema de aposentadoria e pensões
O recuo do governo federal na reforma da Previdência foi o principal assunto dos maiores jornais do país. Para enfraquecer a oposição às mudanças no Congresso, o Planalto excluiu do projeto funcionários públicos estaduais e municipais com regimes próprios de aposentadoria. Já o Estado de S.Paulo destaca crítica de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, à Procuradoria-Geral da República, acusada de divulgar informações de processos sigilosos, como a Operação Lata Jato.
Folha de S.Paulo
Temer tira servidor estadual e municipal da nova Previdência
Decisão do governo busca enfraquecer oposição à reforma no Congresso. Serão excluídos da reforma funcionários públicos estaduais e os de município que têm regimes próprios de previdência — cerca de 2000. Interlocutores do Planalto dizem que a mudança acaba com o risco de judicialização do tema.
Após críticas, PF faz defesa da carne que o país produz
A Polícia Federal divulgou nota conjunta com o Ministério da Agricultura na qual defende a qualidade da carne brasileira. “O sistema de inspeção federal brasileiro já foi auditado por vários países que atestaram sua qualidade”, diz o comunicado à imprensa.
O Estado de S.Paulo
Gilmar acusa PGR e defende anulação de delações
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes acusou a Procuradoria-Geral da República de divulgar de forma indevida informações de processos sigilosos, como a Operação Lava Jato.
O Globo
Governo recua e altera reforma da Previdência
Para reduzir a resistência de sua base parlamentar, o presidente Michel Temer recuou pela primeira vez na reforma da Previdência. Governos terão de aprovar suas próprias leis para reduzir gastos com aposentadoria.
Valor Econômico
Governo tenta atenuar corte para não frustrar retomada
O corte de gastos do Orçamento que será anunciado hoje, juntamente com o relatório de avaliação de receitas e despesas do primeiro bimestre, deve ser mais modesto do que cogitado anteriormente.
O Estado de Minas
Servidores de municípios e estados fora da reforma
A exclusão foi anunciada pelo presidente Michel Temer com a justificativa de respeito à autonomia federativa.
Zero Hora
Temer exclui servidores municipais e estaduais
Em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, Michel Temer disse que, após uma série de reuniões com aliados, percebeu a necessidade de dar autonomia aos Estados e municípios. A proposta em tramitação no Congresso já exclui militares, bombeiros e policiais militares.
Jornal do Commercio
Reforma da Previdência só para servidores federais
Com a decisão, governo joga a responsabilidade — e o desgaste político — de uma reforma previdenciária para categorias como professores, policiais militares, servidores dos Tribunais de Justiça e guardas municipais para os governos estaduais e prefeituras.
Mega da Virada: de onde saíram os seis bilhetes vencedores, incluindo as apostas via internet
Presidente da Bolívia assina decreto para governar a distância em meio a disputa com o vice
A reação dos governadores presidenciáveis sobre crise na Venezuela
A reação internacional à operação dos EUA que capturou Maduro
Os argumentos de Moraes que indicam que domiciliar de Bolsonaro é cada vez mais improvável







