Polícia investiga se ‘serial killer’ matou catorze cachorros por envenenamento
Ana Paula Veloso Fernandes é apontada como assassina de quatro pessoas entre São Paulo e Rio

A Polícia Civil de Guarulhos investiga se a estudante de direto Ana Paula Veloso Fernandes, que está na mira das autoridades por possível autoria de quatro homicídios apenas neste ano por envenenamento, também é a responsável por matar pelo menos catorze cachorros. Em depoimento no 1º Distrito Policial (DP) da cidade da Grande São Paulo, a acusada citou que havia comprado chumbinho no Rio de Janeiro e teria utilizado para matar cães — sem especificar quantos.
Ela é acusada de matar um idoso de 65 anos no Rio de Janeiro e outras três pessoas em São Paulo e Guarulhos. As possíveis vítimas de Ana Paula são: Marcelo Hari Fonseca, Maria Aparecida Rodrigues, Neil Correa da Silva e Hayder Mhazres. Destes, ela assumiu autoria dos assassinatos de Marcelo e Neil. A estudante teria utilizado o restante de veneno que havia comprado para matar as pessoas.
Em decisão de 4 de setembro último, o juiz da Vara do Júri de Guarulhos Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo classificou a acusada de ser uma “verdadeira serial killer”. “Os pressupostos da prisão cautelar estão presentes, sobretudo para resguardar a ordem pública, para conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal, uma vez que três dos crimes foram praticados por motivo torpe, com emprego insidioso de veneno, bem como mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e o outro foi cometido mediante promessa de recompensa, valendo-se insidiosamente do emprego de veneno, bem como mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, a evidenciar total desprezo com a vida humana e o risco que representa para a ordem pública, tratando-se de verdadeira serial killer”, disse em trecho da decisão em que decretou a prisão de Ana Paula.
Para matar o idoso do Rio de Janeiro, Ana Paula teria sido contratada pela filha do homem, Michele Paiva da Silva, que também está presa, por 4.000 reais. A polícia investiga também se outras pessoas ajudaram — de alguma maneira — Ana Paula a cometer os crimes.
Possíveis vítimas:
Nome: Marcelo Hari Fonseca
Data do crime: Janeiro de 2025
Local do crime: Guarulhos-SP
Método: Envenenamento
Nome: Maria Aparecida Rodrigues
Data do crime: Abril de 2025
Local do crime: Guarulhos-SP
Método: Envenenamento
Nome: Neil Correa da Silva
Data do crime: Abril de 2025
Local do crime: Duque de Caxias-RJ
Método: Envenenamento
Nome: Hayder Mhazres
Data do crime: Maio de 2025
Local do crime: São Paulo-SP
Método: Envenenamento