Piscina, academia e espaço gourmet: a casa de Peixão no Complexo de Israel
Agentes revistaram o local durante operação nesta quarta-feira, 12, que buscava capturar o líder do tráfico na região

A operação feita pelas polícias Civil e Militar do Rio na última quarta-feira, 12, no Complexo de Israel, fez com que os agentes chegassem a uma casa ampla e luxuosa, atribuída ao traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, líder do Terceiro Comando Puro, facção que atua na região. Localizado no bairro de Parada de Lucas, no interior de uma das favelas que integram o Complexo de Israel, o imóvel tem um interior amplo e conta com piscina, academia e espaço para churrasqueira.
Não foi a primeira vez que policiais acessaram a casa, que já havia sido revistada durante outra incursão dos agentes no Complexo de Israel, no ano passado. Nas imagens feitas nesta quarta-feira, chamam a atenção as referências na casa à Estrela de Davi, símbolo religioso usado por Peixão como uma das marcas de seu bando. Tal imagem decora uma cascata na larga piscina que se destaca no quintal, ao lado de um espaço gourmet, com churrasqueira.
Alguns degraus acima estão erguidas as paredes que cercam os cômodos do local. Entre eles, uma ampla sala, acoplada em uma cozinha com eletrodomésticos de última geração e uma pequena adega de vinhos. Em outra parte do espaço, uma academia repleta de equipamentos — também marcados com a Estrela de Davi — também foi montada, ao lado de outro quintal espaçoso.
⚠️VEJA: Mansão do traficante Peixão na comunidade Parada de Lucas (TCP), uma das favelas que compõem o famoso Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio.
Participe: https://t.co/JAhIm11W09 pic.twitter.com/JkNurZ6WNl
— BAÚ DO RIO OFC (@baudorio) February 13, 2025
Chefe do tráfico no Complexo de Israel, Peixão tem pelo menos sete mandados de prisão por crimes como homicídio qualificado e trafico de drogas e também é investigado por terrorismo. Ele lidera as favelas locais em meio a um fanatismo religioso, aliando o narcotráfico à intolerância contra outras religiões diferentes da sua. O criminoso é evangélico — por isso, deu à região o nome de Complexo de Israel, em alusão à bíblica Terra Prometida.

Na operação policial desta quarta-feira, o principal objetivo era capturar Peixão. Deflagrada durante a tarde, a ação levou terror a uma das principais vias expressas da cidade, a Avenida Brasil, com intensa troca de tiros entre criminosos e agentes. Um helicóptero da Polícia Militar foi atingido e chegou a fazer um pouso de emergência. O líder do tráfico local, contudo, não foi capturado.