Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Pesquisa contraria IBGE e diz que trabalho infantil acomete 36% dos jovens

Diferença se dá por conta de questões metodológicas

Por Da Redação Atualizado em 2 set 2024, 17h52 - Publicado em 2 set 2024, 17h30

Embora grave, o  trabalho infantil no Brasil é considerado um problema que afeta apenas 5% das crianças abaixo de 16 anos de idade, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2022, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas essa cifra pode estar consideravelmente subestimada e ser até sete vezes superior, de acordo com o uma pesquisa  desenvolvida pelo professor de Educação da Universidade de Stanford, Guilherme Lichand. 

O levantamento intitulado “Evidências da prevalência de trabalho infantil na população escolar brasileira” e realizado em maio  revela que 36% das crianças e adolescentes do país em idade escolar exercem algum tipo de trabalho infantil. A pesquisa completa foi apresentada na sexta-feira, 30, no “Seminário Internacional Comemorativo dos 5 anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância”, em Brasília.

Brasil profundo

O estudo entrevistou 2.889 alunos em 162 escolas urbanas e rurais, públicas e privadas, de todos os estados do país. Os alunos foram questionados se faziam alguma atividade por pelo menos uma hora de maneira remunerada ou alguma atividade não remunerada acompanhada de algum adulto.

A técnica de questionar diretamente  a criança – ou o adolescente – no ambiente escolar se ela trabalha é bastante diferente da metodologia empregada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), seguida pelo IBGE,  que dirige a pergunta aos pais ou responsáveis em seus domicíilos. Somente se a pessoa responsável pela casa responde afirmativamente  é que o pesquisador se dirige aos menores para apurar as condições desse trabalho. Uma resposta negativa na primeira etapa é um fator importante para a subnotificação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.