Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99

Pesquisa: Cai a popularidade de Lula e segurança pública é dor de cabeça

Levantamento da Atlas indica que, pela primeira vez, maioria classifica o governo petista como "ruim" ou "péssimo"

Por Lucas Mathias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 nov 2023, 19h40 - Publicado em 21 nov 2023, 17h30

Pesquisa Atlas divulgada nesta terça-feira, 21, registrou queda na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e apontou a crise na segurança pública como um dos maiores focos de insatisfação. Agora, seu desempenho é aprovado por 49,6% da população, uma queda de cerca de três pontos percentuais em relação a agosto, quando foi registrada sua melhor marca desde o início deste mandato. Ainda assim, mais pessoas aprovam sua gestão, ante 47,3% que desaprovam e outros 3,1% que não souberam responder. Quando questionados sobre a qualidade do trabalho, porém, a maioria, 45,1%, classifica o governo como ruim ou péssimo. O levantamento, que ouviu 5,2 mil pessoas nos últimos dias, apontou ainda que o chefe do Planalto segue com melhor desempenho entre mulheres, mais jovens, com menor escolaridade e de menor renda, e com os mesmos obstáculos que já encontrava no período eleitoral. 

Entre os homens, Lula é aprovado por 42,8%, ante 55,9% entre as mulheres. No recorte por faixa etária, o presidente vai melhor entre aqueles que têm entre 16 e 24 anos (64,1% de aprovação), mas pior com quem tem de 25 a 34 anos, quando esse percentual cai para 41,4%. Seu maior desafio segue sendo atrair evangélicos: no grupo dos que se declaram dessa maneira, apenas 36,8% aprovam a gestão do petista, seu pior desempenho por segmento. 

Pessoas com menor escolaridade, até o ensino fundamental, aprovam mais o governo Lula (55,1%) do que aquelas que têm ensino médio (49,1%) e ensino superior (43,7%). E o Nordeste segue como a região que melhor avalia o chefe do Planalto, com 59,5% de aprovação, ao contrário do Sul, onde o petista chega a apenas 38,8%. No Sudeste, esse mesmo percentual é de 48,1%, ante 49,1% que desaprovam seu trabalho. 

Queda na popularidade

O percentual de pessoas que classificam o governo Lula como ruim ou péssimo (45,1%) ultrapassou pela primeira vez, desde janeiro, aqueles que o classificam como ótimo ou bom (42,7%). Outros 10,7% o avaliam como regular. O resultado é puxado para baixo pelos segmentos que já apresentam resistência ao nome do petista nos últimos anos: pessoas com renda familiar acima de 2.000 reais, entre 35 e 44 anos, evangélicos e homens — setores em que o presidente tem o pior desempenho, de acordo com a pesquisa. 

Entre as áreas de atuação do governo, a população avalia que a condução é melhor nas relações internacionais (47% classificam como ótima), nos direitos humanos (44%) e na redução da pobreza (42%). As piores impressões estão na responsabilidade fiscal e no controle dos gastos (42% avaliam como péssimo), no combate à corrupção (41%) e na segurança pública (41%), que tem se apresentado como uma dor de cabeça para o Planalto nas últimas semanas. 

Prova disso é que, quando questionados sobre os principais problemas do Brasil no momento, 60,8%, a maior parte, responde “criminalidade e tráfico de drogas”; “corrupção” é citada por 50,2%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.