Pedro Herz, fundador da Livraria Cultura, morre aos 83 anos
A Cultura chegou a ser uma das maiores livrarias do país, mas desde 2018 entrou em crise e enfrenta uma recuperação judicial

O empresário Pedro Herz, de 83 anos, fundador da Livraria Cultura, morreu na madrugada desta terça-feira, 19, após sofrer um ataque cardíaco. A informação foi confirmada por seu filho, Sérgio Herz, atual CEO da Livraria Cultura.
Herz nasceu em 28 de maio de 1940, em São Paulo, filho de judeus alemães que fugiram da perseguição nazista durante a II Guerra Mundial. A livraria Cultura surgiu em 1947, com a mãe de Pedro, Eva Herz, que criou uma livraria itinerante, chamada Biblioteca Circulante. Eva emprestava livros para complementar a renda da família e com o passar dos anos passou a importar obras em alemão para alugar para a comunidade na cidade.
A biblioteca ganhou o nome de Livraria Cultura em 1969 quando eles abriram a primeira loja no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, já com Pedro como sócio. Antes de se dedicar integralmente à livraria, Pedro trabalhou na Editora Abril, onde ajudou a criar o Guia Quatro Rodas. Em 2017 Herz lançou uma autobiografia pela editora Planeta, escrita em parceria com a jornalista Laura Grenhalgh.
A livraria Cultura se tornou um polo cultural da cidade, administrando o teatro Eva Herz, dentro do espaço, criado em homenagem à mãe. Durante algum tempo, a empresa também administrou o Cine Marquise, cinema ao lado da livraria. A empresa chegou a ter 18 lojas em várias capitais do país e em 2017 adquiriu a operação francesa da Fnac no Brasil. No ano seguinte, em crise, a empresa pediu recuperação judicial e teve a falência decretada.
A última loja ainda em funcionamento, no Conjunto Nacional, recebeu em fevereiro deste ano uma ordem de despejo por falta de pagamento de aluguéis desde 2020, que somam uma dívida de 15 milhões de reais.
Leia a íntegra da nota oficial:
É com profundo pesar que a família Herz comunica o falecimento do renomado livreiro Pedro Herz aos 83 anos, na madrugada de hoje, 19/03/2024.
Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além.
Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou.
Neste momento de luto, a família agradece o carinho e condolências.
Velório será no Cemitério Israelita do Butantã, 20/03/24 a partir das 10h, enterro às 12h.
Atenciosamente, Família Herz.