Osklen apaga postagem com Oruam após enxurrada de críticas nas redes sociais
Filho do ex-chefe do Comando Vermelho, o rapper foi vestido pela marca para a capa da revista britânica Dazed

A marca brasileira Osklen foi alvo de uma onda de comentários negativos nas redes sociais após divulgar, na última terça-feira, a capa da revista britânica Dazed, estrelada pelo rapper Oruam. A imagem integra um ensaio em que o artista aparece vestindo peças da grife comandada por Oskar Metsavaht. A publicação internacional foi celebrada pela marca em seus perfis oficiais.
O problema: Oruam, como sabemos, é filho de Marcinho VP, ex-chefão do Comando Vermelho, preso desde 1996 por tráfico de drogas e associação ao crime organizado. O rapper também se refere ao traficante Elias Maluco — responsável pelo assassinato brutal do jornalista Tim Lopes, em 2002 — como “tio de criação”.
A reação do público foi imediata. “É essa a marca que apoia o Comando Vermelho?”, escreveu um internauta. Outro afirmou: “Não compro mais nada na Osklen”. E houve quem ironizasse: “Quem será o próximo a vestir a marca? Suzane von Richthofen?”.
Diante da repercussão negativa, a Osklen apagou a publicação. Mas o estrago já estava feito: os comentários negativos se espalharam por outras postagens da marca.
Procurada, a empresa afirmou que apagou o post porque ele gerou “leituras divergentes”. Leia a nota na íntegra:
Gostaríamos de esclarecer que a postagem da Osklen, que trouxe imagens da revista Dazed, não se trata de uma campanha oficial da marca. O editorial foi produzido de maneira independente por uma revista britânica de prestígio, que há mais de três décadas atua como radar da moda e da cultura internacional.
A publicação no Instagram não teve como objetivo manifestar qualquer posicionamento em relação ao personagem, mas divulgar a presença da marca nessa publicação internacional.
Retiramos o post do ar pois entendemos que a publicação trouxe leituras divergentes em relação ao nosso objetivo. Agradecemos as diferentes vozes que se manifestaram e nos fizeram refletir.
Com este comunicado, buscamos reiterar os valores da marca relacionados à inovação sustentável, à moda, à criatividade e à cultura, e reforçar nosso genuíno compromisso com nossos clientes e parceiros e com os princípios que norteiam nossa longa trajetória.