Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Osklen apaga postagem com Oruam após enxurrada de críticas nas redes sociais

Filho do ex-chefe do Comando Vermelho, o rapper foi vestido pela marca para a capa da revista britânica Dazed

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2025, 16h55 - Publicado em 4 jun 2025, 12h55

A marca brasileira Osklen foi alvo de uma onda de comentários negativos nas redes sociais após divulgar, na última terça-feira, a capa da revista britânica Dazed, estrelada pelo rapper Oruam. A imagem integra um ensaio em que o artista aparece vestindo peças da grife comandada por Oskar Metsavaht. A publicação internacional foi celebrada pela marca em seus perfis oficiais.

O problema: Oruam, como sabemos, é filho de Marcinho VP, ex-chefão do Comando Vermelho, preso desde 1996 por tráfico de drogas e associação ao crime organizado. O rapper também se refere ao traficante Elias Maluco — responsável pelo assassinato brutal do jornalista Tim Lopes, em 2002 — como “tio de criação”.

A reação do público foi imediata. “É essa a marca que apoia o Comando Vermelho?”, escreveu um internauta. Outro afirmou: “Não compro mais nada na Osklen”. E houve quem ironizasse: “Quem será o próximo a vestir a marca? Suzane von Richthofen?”.

Diante da repercussão negativa, a Osklen apagou a publicação. Mas o estrago já estava feito: os comentários negativos se espalharam por outras postagens da marca.

Procurada, a empresa afirmou que apagou o post porque ele gerou “leituras divergentes”. Leia a nota na íntegra:

Continua após a publicidade

Gostaríamos de esclarecer que a postagem da Osklen, que trouxe imagens da revista Dazed, não se trata de uma campanha oficial da marca. O editorial foi produzido de maneira independente por uma revista britânica de prestígio, que há mais de três décadas atua como radar da moda e da cultura internacional.

A publicação no Instagram não teve como objetivo manifestar qualquer posicionamento em relação ao personagem, mas divulgar a presença da marca nessa publicação internacional.

Retiramos o post do ar pois entendemos que a publicação trouxe leituras divergentes em relação ao nosso objetivo. Agradecemos as diferentes vozes que se manifestaram e nos fizeram refletir.

Com este comunicado, buscamos reiterar os valores da marca relacionados à inovação sustentável, à moda, à criatividade e à cultura, e reforçar nosso genuíno compromisso com nossos clientes e parceiros e com os princípios que norteiam nossa longa trajetória.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRIL DAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.