Operação da PM do Rio atua em 10 favelas cariocas após confronto que deixou seis mortes
Foco da ação é conter expansão do Comando Vermelho; confronto em comunidade dominada pela facção teve seis armas apreendidas na madrugada

A Polícia Militar do Rio realiza, na manhã desta sexta-feira, 10, uma megaoperação em dez favelas da capital carioca, em uma ofensiva coordenada contra a expansão do Comando Vermelho. De acordo com a corporação, na Zona Sudoeste da cidade há agentes nas comunidades da Caixa D’Água, Jordão, Chacrinha, Bateau Mouche e Pendura Saia, na Praça Seca, além de Cidade de Deus, Vila Kennedy e Gardênia Azul. A lista de incursões simultâneas se soma ao Morro do 18, em Água Santa, na Zona Norte, e à Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
No Itanhangá e na Muzema, dois dos principais pontos de ofensivas do CV, a PM atua em conjunto com a Polícia Civil. Nessas regiões, três pessoas foram presas, entre elas dois menores infratores. Ao todo, 500 agentes da corporação participam das diligências, que ocorrem no Morro do Banco, Tijuquinha, Muzema e Sítio do Pai João.
Em nota, a PM afirmou que a operação “integra uma ação conjunta das forças de segurança do Estado, com o objetivo de conter o avanço territorial de facções ligadas à principal organização criminosa em atuação no Rio”, o Comando Vermelho. As ações são conduzidas pelo Comando de Operações Especiais (COE) e pelo 18° BPM (Jacarepaguá), com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPCh) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC).
O Comando de Operações Especiais (#COE), por meio do Batalhão de Polícia de Choque, #BPChq, realiza nesta sexta-feira (10/10), operação nas localidades da Caixa D’Água, Bateau Mouche, Pendura Saia, Jordão e Chacrinha.#ServireProteger#PMERJ pic.twitter.com/MuqvXYY749
— @pmerj (@PMERJ) October 10, 2025
Seis mortes e confronto
Mais cedo, ainda na madrugada desta sexta, a corporação teve outra ação, esta emergencial, nos acessos à comunidade do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte carioca. Lá, foram apreendidos quatro fuzis e duas pistolas durante uma operação voltada ao combate de disputas territoriais. A ação resultou na morte de seis homens acusados de integrar o tráfico de drogas da região.