Rio não tem nenhuma cidade com nível alto de desenvolvimento
Capital tem pior desempenho do sudeste de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM)

Nenhum dos 92 municípios do Rio de Janeiro atingiu o grau mais alto de desenvolvimento no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2023, que avalia saúde, educação e geração de emprego e renda. O estado é o único da Região Sudeste sem cidades classificadas no nível alto.
A capital lidera o ranking fluminense, ocupando a 295ª posição nacional, mas é a pior entre as capitais do sudeste. Enquanto 58 municípios (63%) têm desenvolvimento moderado e 33 (35,9%) são classificados como baixos, Belford Roxo é o único em situação crítica, figurando entre os piores da região.
Mesmo assim, o IFDM no Rio cresceu 14,2% desde 2013, impulsionado principalmente pela educação (alta de 33,7%), seguida por saúde (13,2%) e emprego e renda (1,6%).