Na Justiça, ONG pede que União reconheça ter contribuído com racismo
Fundação Educafro moveu ação na qual pede também criação de fundo voltado para investimentos a programas de promoção de igualdade racial no país

Voltada à defesa da população negra no Brasil, a Fundação Educafro entrou com uma ação civil pública contra a União pela contribuição que ela teve em favor do racismo ao longo da história. Um dos principais argumentos usados pela entidade é de que hoje ainda existem falhas na prestação de serviços públicos para a promoção da igualdade racial no país.
A ação foi apresentada nesta sexta-feira, 13, à 5ª Vara Cível Federal de São Paulo. “A presente ação civil pública visa à obtenção de provimento judicial no sentido de compelir a União Federal a promover a devida reparação à população negra que, muito embora seja composta por cidadãos e, consequentemente, intitulada de direitos e garantias fundamentais, segue à margem da sociedade brasileira”, diz um trecho do documento, assinado por Irapuã Santana, um dos advogados da Educafro.
A ação pede que a União reconheça todos os prejuízos causados contra a população negra e também faça um pedido formal de desculpas. Pede também o poder público crie um “Fundo Especial Permanente de Combate ao Racismo e Emancipação da População Negra”. A ideia é que os recursos captados para esse fundo sejam usados exclusivamente para investimento em políticas de promoção de igualdade racial.
No Twitter, Santana explicou o processo de elaboração da ação e disse que ela está fundamentada em três eixos: psicológico, histórico e econômico.
“Apontamos todos os atos estatais desde 1800 até hoje e expusemos o dano e o tamanho do buraco, dentro da perspectiva econômica, social e psicológica. Foi escolhida a data de ontem com o objetivo de refundar o 13 de maio”, escreveu o jurista, em alusão ao dia da abolição da escravatura no Brasil.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.