Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Moraes dá novos prazos para X comprovar regularidade no Brasil

Depois de plataforma anunciar que designou representante legal no país, ministro do STF mantém bloqueio e pede mais documentos e informações

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 set 2024, 16h18 - Publicado em 21 set 2024, 13h00

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em decisão neste sábado, 21, que a determinação para o X indicar a regularidade e a validade de sua representação legal em território brasileiro “não foi devidamente cumprida” e deu prazo de cinco dias para a plataforma apresentar mais documentos sobre a designação da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova para essa função.

+ Coleção de VEJA no Pinpoint detalha documentos e apuração de bastidores sobre o caso

A empresa deverá entregar ao Supremo “as procurações societárias originais outorgadas pelas sócias Twitter International Unlimited Company e T.I. Brazil Holdings LLC à Sra. Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, devidamente notarizadas e consularizadas” e a ficha de breve relato emitida pela Junta Comercial do Estado de São Paulo “comprovando a indicação da nova representante legal no Brasil”.

Além disso, Moraes determinou que, em 48 horas:

Continua após a publicidade
  • a Receita Federal e o Banco Central informem a atual situação legal da representação da X BRASIL INTERNET LTDA no Brasil; 
  • a Polícia Federal (PF) e a Anatel enviem relatórios sobre a continuidade de possibilidade de acesso da plataforma X, por meio de instrumentos tecnológicos, para fins do cálculo de eventual multa a ser aplicada; 
  • a Secretaria Judiciária do STF certifique (1) o valor total da multa devida pela então representante legal da empresa X BRASIL INTERNET LTDA “à época do desrespeito às ordens judiciais” e (2) as ordens judiciais pendentes de cumprimento pela X BRASIL INTERNET LTDA.

Entenda os próximos passos

Na decisão, o ministro do Supremo indica que a proibição do funcionamento e do acesso ao X no Brasil vai perdurar “até que todas as ordens judiciais proferidas nos presentes autos sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional”.

Ou seja, para voltar a funcionar no país, além de entregar todos os documentos que comprovem a regularidade da representação legal do X em território brasileiro pela advogada Rachel de Oliveira Villa Nova, a plataforma também terá de pagar todas as multas determinadas por Moraes e cumprir as ordens de bloqueio de perfis que, segundo o ministro, fizeram publicações criminosas.

Como mostrou VEJA, desde a última quarta-feira, 18, o X começou a desativar alguns perfis cuja suspensão havia sido determinada por Moraes por suspeita de envolvimento em atos antidemocráticos e nas violentas manifestações de caráter golpista ocorridas em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Algumas personalidades que já estão novamente fora do ar na plataforma incluem o podcaster Bruno Aiub, conhecido como Monark, e os jornalistas Allan dos Santos e Paulo Figueiredo Neto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.