‘Mentor de barricadas’ é preso em operação contra o Comando Vermelho no Rio
Agentes também investigaram ferros-velhos suspeitos de fornecer materiais para o tráfico
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta terça-feira, 18) Cosme Rogério Ferreira Dias, conhecido como Mentor de Barricadas, em mais uma etapa da Operação Contenção. A ação, que visa combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV), também teve como alvo ferros-velhos suspeitos de financiar e fornecer materiais para a construção de barreiras em comunidades dominadas pela facção.
Cosme, apresentado como empresário do ramo de reciclagem, era apontado pela polícia como o chefe do braço financeiro da organização, integrando operações de lavagem de dinheiro e apoio logístico ao tráfico. Ele foi preso em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, onde foram apreendidos R$ 100 mil em espécie e dois veículos blindados. Sua esposa, Cyntia dos Santos Ferreira, também foi detida.
Além das prisões, a operação cumpriu 94 mandados de busca e apreensão e interditou oito ferros-velhos, com a apreensão de 20 toneladas de fios de cobre. A Justiça determinou ainda o bloqueio de R$ 217 milhões em bens e valores, quantia que a polícia identifica como o volume movimentado pela quadrilha em dois anos. Segundo as investigações, os estabelecimentos de reciclagem funcionavam como fachada para receptar materiais furtados, principalmente cobre, e lavar dinheiro do tráfico. Parte desses recursos era destinada à instalação e manutenção de barricadas.
A reação de Michelle após prisão de Bolsonaro em Brasília
Bolsonaro tentou violar tornozeleira eletrônica e fugir, diz Moraes na decisão
Apreendido pela PF, celular de Daniel Vorcaro assombra a política em Brasília
Prisão de Jair Bolsonaro foi provocada por ato de Flávio Bolsonaro — entenda
Ligação entre Motta e Alcolumbre derrubou votação de aumento de tributação no Senado







