PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Luxo do agro: como Goiânia virou uma das cidades que mais crescem no país

Lá, a pujança do dinheiro do setor deu frutos como em nenhum outro lugar do Brasil

Por Adriana Ferraz, Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jun 2024, 17h07 - Publicado em 3 Maio 2024, 06h00

Um dos lugares mais luxuosos e deslumbrantes da Itália, o Lago de Como, aos pés dos Alpes, já serviu de cenário para filmes de Hollywood, a exemplo de Doze Homens e Outro Segredo, cujo protagonista, George Clooney, na vida real, é dono de um dos palacetes por ali. Nos últimos tempos, entre vários sotaques de visitantes ouvidos por lá, o arrastado “r” da turma de Goiânia começou a ser notado com mais frequência em baladas de fazer inveja a magnatas russos, em gastos que chegam à casa de 30 milhões de reais. Exemplo dessa riqueza originada no Centro-Oeste que atravessa o Atlântico, o casal formado por membros do high society da capital de Goiás, a influenciadora Bruna Kehrnvald e o empresário Manoel Neto, comemorou o matrimônio em julho do ano passado ao lado de 300 convidados. Foram 72 horas de celebrações em alguns dos endereços mais disputados da região, como a Villa Gastell, que já foi um convento beneditino, e o Hotel Villa d’Este, um dos mais famosos do mundo desde 1873, quando passou a receber hóspedes. “Fui pedida em casamento numa viagem que fizemos a Como e, por isso, voltamos para selar lá nossa união”, conta Bruna. “Foi um sonho.”

JÓIAS - Teixeira: criações exclusivas que chegam a custar 1 milhão de reais
JÓIAS - Teixeira: criações exclusivas que chegam a custar 1 milhão de reais (Claudio Gatti/VEJA)

O dinheiro de Goiânia, semeado em grande parte pela pujança do agronegócio, não irriga apenas as engrenagens financeiras do exterior. São Paulo é uma das paradas obrigatórias desse capital. Shoppings sofisticados da maior metrópole do país vivem estendendo o tapete vermelho a consumidoras vindas do Centro-Oeste. Serviços de luxo variados, de cabeleireiros estrelados a joalheiros em alta cotação, também se habituaram a receber — e a lucrar — com esse público. “A cliente de Goiânia tem alto poder aquisitivo. O que não encontra por lá ela vem buscar aqui em São Paulo”, conta o designer Paulo Teixeira, que fez fama ao criar, sob medida, um colar de esmeraldas para a cantora Marília Mendonça, morta em um acidente aéreo, em 2021, quando era embaixadora não só da música sertaneja, mas também da capital de Goiás, onde cresceu e fez carreira. Algumas peças exclusivas criadas por Teixeira, com vários quilates de diamantes, chegam a custar 1 milhão de reais. “Em alguns meses, recebo até sete clientes de Goiânia”, contabiliza.

Boa parte desse dinheiro fica dentro de casa, ajudando a transformar a cidade do Centro-Oeste numa das capitais que crescem mais rápido no país. O mercado imobiliário local é um dos melhores termômetros para medir o ritmo impressionante desse progresso. Nos bairros Bueno e Marista brotam empreendimentos nos terrenos ainda disponíveis. O preço dos imóveis residenciais teve um aumento de 18,2% de 2022 para 2023, segundo a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás, acima da média nacional. O valor geral de vendas dos empreendimentos saltou 130% — de 2,6 bilhões de reais, em 2014, para quase 6 bilhões de reais, em 2023 — alcançando o posto de terceiro maior mercado nacional, atrás apenas de São Paulo e Rio. O setor já negocia imóveis residenciais de alto padrão a quase 14 000 reais o metro quadrado e oferece luxos personalizados aos clientes, que incluem irrigação automatizada de floreiras e até elevador exclusivo para carros, privilégio dos moradores do Victorian Living Desire, único prédio do país que permite aos proprietários subir com o veículo e estacionar dentro do apartamento. “É bem diferenciado mesmo e facilita a vida quando fazemos compras ou trazemos coisas da fazenda”, diz o empresário Edwaldo Stival, dono de uma BMW 745L.

Continua após a publicidade

arte agro

Dar uma volta pelos bairros nobres da cidade, aliás, é acompanhar um desfile de veículos importados pelas ruas, especialmente nos fins de semana e nos arredores do Flamboyant Shopping, o principal polo de luxo da cidade, onde a classe alta de Goiânia consome grifes internacionais como Gucci, Dolce&Gabbana, Giorgio Armani, Louis Vuitton e Bulgari, que só têm unidades próprias na capital de Goiás e de São Paulo. Recentemente, abriu por lá uma butique da Montblanc, com vitrines exibindo os famosos relógios suíços e outros produtos caros. Ali perto, a concessionária da Porsche vende quase um carro por dia e a gigante das picapes, a RAM, comercializa entre 45 e cinquenta unidades por mês, com foco total no cliente do agronegócio. Para facilitar as vendas, a marca americana chegou a negociar em dólar ou mesmo em grãos. “Goiânia é a Dallas brasileira”, afirma o vice-presidente da RAM para a América do Sul, Juliano Machado, referindo-se à cidade símbolo de riqueza no campo nos Estados Unidos.

NEGÓCIOS - A explosão imobiliária no centro (acima) e campo de golfe em condomínio: mercado em alta
NEGÓCIOS - A explosão imobiliária no centro (acima) e campo de golfe em condomínio: mercado em alta (Marcello Dantas/DAI//)
Continua após a publicidade

Não por acaso, referências em diversas áreas do setor de serviços começam a desembarcar em Goiânia. Assim, aos poucos, a cidade se transforma com escolas e hospitais de ponta, sendo que uma das mais recentes pitadas de mudança veio na forma da abertura de restaurantes locais comandados por chefs renomados, como é o caso de Ian Baiocchi. Depois de estudar gastronomia na Europa e trabalhar com nomes badalados como Alex Atala e Helena Rizzo, em São Paulo, ele fez as malas rumo ao Centro-Oeste. Dono de cinco estabelecimentos e duas sorveterias na cidade, o chef virou celebridade a partir do sucesso de seu rooftop, o Grá Bistrô do Edifício Órion, de onde se tem uma vista privilegiada do horizonte. A competição vai se tornando mais acirrada nesse mercado. No ano passado, o grupo Alife Nino, dono de quinze marcas e 41 operações, inaugurou a primeira unidade do italiano Nino Cucina no setor Bueno, com casa cheia especialmente no almoço, onde salas reservadas atraem executivos. Ainda neste semestre o francês Claude Troisgros, estrela de programas de TV, promete abrir os restaurantes Cucina Mia e Mon Bistrô no Flamboyant Shopping, que tem disputa por espaços e fila para novas lojas nacionais e internacionais — a Chanel será a próxima a se mudar para lá. “Apesar de todo esse crescimento, Goiânia ainda é sinônimo de qualidade de vida”, conta Bruna Kehrnvald, que se casou na Itália, mas vive com o marido em um apartamento de luxo na cidade. “A tranquilidade não tem preço”, acrescenta.

REQUINTE - Flamboyant Shopping: porta de entrada das grifes internacionais
REQUINTE - Flamboyant Shopping: porta de entrada das grifes internacionais (Brenno Carvalho/Agência O Globo/.)

Toda essa evolução econômica local está diretamente ligada ao agro. Em 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agropecuária brasileira cresceu 15,1%, movimentando 677,6 bilhões de reais e puxando para cima o produto interno bruto do Brasil, que aumentou 2,9% em relação a 2022. A alta recorde do setor — o número é o maior da série histórica, iniciada em 1995 — teve impacto direto nos estados produtores, como Goiás, onde a expansão do PIB foi de 4,4%, bem acima da taxa nacional. “A localização da cidade no mapa do país proporciona muitos outros tipos de investimentos, como indústria, setor imobiliário e de serviços. Isso com mão de obra especializada e operações mais baratas do que no eixo Rio-SP. É, sem dúvida, o mercado da vez”, destaca Rodrigo Neiva, diretor comercial do Antares Polo Aeronáutico, o futuro aeroporto que deve ser inaugurado até o fim do ano na cidade vizinha, Aparecida de Goiânia. Dedicado à aviação executiva, a expectativa é de que o negócio tenha 100 aeronaves em operação por mês. Hoje, o trecho SP-Goiânia, feito de jatinho, sai por 70 000 reais.

Continua após a publicidade
“GARAGEM VIP” - Edwaldo Stival: BMW 745L parada dentro do apartamento
“GARAGEM VIP” - Edwaldo Stival: BMW 745L parada dentro do apartamento (Marcello Dantas/DAI//)

A aposta do setor se baseia no fato de Goiânia ter se tornado não só a capital do Centro-Oeste, mas também de estados produtores da Região Norte, especialmente o sul do Pará e do Tocantins. Com mais estrutura, segurança e uma gama cada vez maior de serviços de alto padrão a oferecer, na comparação com Belém e Palmas, a capital de Goiás passou a rivalizar com municípios do Sudeste na disputa por investidores, estudantes e pacientes de centros médicos modernos e de marca, como a rede Albert Einstein, que escolheu a cidade para abrir sua primeira unidade fora de São Paulo. O poder aquisitivo dos fazendeiros do estado e região — e de seus herdeiros — também explica parte do sucesso. Entre 2017 e 2022, segundo o Observatório de Política Fiscal da FGV, o rendimento do 0,1% dos mais ricos cresceu 42%, acima da inflação média nacional, mas nos estados dominados pelo agronegócio essa alta foi bastante superior — de 67% em Goiás (quinto do ranking), 99% em Mato Grosso do Sul e 117% em Mato Grosso, o líder da lista. O reflexo do levantamento feito pelo economista Sérgio Wulff Gobetti, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pode ser visto em outra lista, a dos mais ricos do mundo. Segundo a Forbes, dezoito brasileiros com negócios nas cadeias produtivas do agro figuram nesse ranking.

VITRINE - O Grá Bistrô: exemplo de expansão dos negócios da alta gastronomia na cidade
VITRINE - O Grá Bistrô: exemplo de expansão dos negócios da alta gastronomia na cidade (Brenno Carvalho/Agência O Globo/.)
Continua após a publicidade

A locomotiva econômica do agro ajudou ainda a soltar as rédeas da indústria da música sertaneja que, aos poucos, virou um elemento-chave do que se poderia chamar de soft power goiano. Alguns dos artistas mais populares desse mercado decidiram permanecer na cidade mesmo após alcançar fama nacional, quebrando a lógica de que quem quer ser visto deve morar e frequentar o eixo Rio-­SP. São exemplos desse comportamento a dupla Maiara e Maraisa e os cantores Gusttavo Lima e Zé Felipe, marido de Virginia Fonseca. O casal, aliás, soma seguidores ao expor nas redes sociais detalhes da construção de uma nova mansão em um dos condomínios horizontais mais disputados, o Residencial Aldeia do Vale, onde o valor do metro quadrado pode passar de 18 000 reais. Erguido em um terreno de 7 000 metros quadrados, o imóvel dos artistas tem sete suítes, sauna nos banheiros e jardim de inverno climatizado. Na área de lazer anexa, que será acessada por um carrinho de golfe, o projeto prevê ainda ofurô para doze pessoas, salão de beleza, brinquedoteca e uma piscina de 150 000 litros com cobertura automatizada.

POLÍTICA - Bolsonaro, Tarcísio e Caiado: aparição na Agrishow
POLÍTICA - Bolsonaro, Tarcísio e Caiado: aparição na Agrishow (Joel Silva/Fotoarena/Agência O Globo/.)

O clima de sucesso é compartilhado por políticos locais, que festejam os resultados positivos do agro, surfam nas preferências conservadoras do eleitorado e já projetam voos mais altos, a exemplo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), primeiro pré-candidato declarado à próxima corrida pelo Palácio do Planalto. Caiado esteve recentemente na Agrishow, no interior de São Paulo, ao lado do governador paulista Tarcísio de Freitas e do ex-presidente Jair Bolsonaro. A pretensão do governador goiano é amparada por conquistas como os bons indicadores econômicos exibidos pelo estado e avanços na área de segurança, o que lhe conferiu uma taxa de aprovação de 86% entre os eleitores. Nas rodas de conversas pela cidade, pode haver dúvidas se o projeto nacional de Caiado vai sair do chão, mas o que é indiscutível é o orgulho provocado pela ascensão da capital. “As pessoas ainda acreditam que Goiânia é roça, mas isso é preconceito”, afirma o estilista Tomtom Fonseca, que atende clientes como o cantor Mateus, da dupla Jorge & Mateus. De fato, a cara de Goiânia mudou para sempre: ela é agora o exemplar mais cintilante do luxo do agro.

Publicado em VEJA de 3 de maio de 2024, edição nº 2891

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.