Lula avalia abertura de consulado geral em Angola
Brasil fecha parceria com país africano para desenvolvimento da agricultura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste sábado, 26, que o governo federal estuda a abertura de um consulado geral em Luanda, capital de Angola. Segundo o petista, a relação entre as duas nações é histórica e o país africano abriga a maior comunidade de brasileiros no continente, com cerca de 30 mil habitantes.
“Nas relações entre Brasil e Angola, precisamos sonhar alto e sonhar muito longe”, afirmou Lula em discurso no Instituto Guimarães Rosa, na capital angolana. O presidente brasileiro encerra hoje uma visita de dois dias a Angola – na sexta-feira, 25, ao lado do presidente angolano, João Lourenço, ele declarou que o Brasil voltará a investir na África e que está sendo elaborado um plano de cooperação econômica entre os dois países para desenvolvimento agrícola.
Lula encerra hoje uma visita oficial de dois dias a Angola. Às 16h do horário local, 12h em Brasília, o petista embarca para São Tomé e Príncipe para participar da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que também deve contar com a presença de representantes de Moçambique, Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Macau e Guiné Equatorial.