Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Lista de eleitores da OAB-DF tinha 855 mortos, diz chapa de oposição

“Como podemos confiar nesta lista, em que até morto podia votar?”, questiona Cleber Lopes, candidato a presidente da seccional

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 nov 2024, 14h50

Depois de denúncias de parentes de advogados falecidos, a comissão eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal fez um cruzamento de sua base com a Receita Federal e acabou retirando 855 mortos da lista de eleitores aptos a votar na disputa pela presidência da seccional. A ida às urnas será neste domingo, 17.

O criminalista Cleber Lopes, que concorre à presidência pela chapa verde, batizada de “A Ordem com mais voz”, afirma que, nos últimos dias, a comissão eleitoral publicou listas que variavam de 36.000 a 41.000 advogados aptos a votar. Na última eleição, em 2021, o primeiro e o segundo colocado ficaram separados por cerca de 3.000 votos. Em 2018, essa diferença foi de apenas 200 votos.

“É mais um exemplo da falta de gestão que impera na OAB-DF. E acabam manchando o nome e a história da Ordem. Como podemos confiar nesta lista, em que até morto podia votar?”, questiona Lopes.

Em setembro, todas as chapas de oposição apresentaram pedidos de impugnação depois de o atual presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, escolher o advogado Antonio Alberto do Vale Cerqueira, de quem foi padrinho de casamento, para comandar a comissão eleitoral. Os pedidos foram indeferidos pelos conselheiros da seccional, também escolhidos por Délio, com justificativas como erros de concordância verbal, pontuação e ortografia.

oabdf-comissao-presidente
Publicação do presidente da comissão eleitoral da OAB-DF, Antonio Alberto Vale Cerqueira, com o atual presidente da seccional, Délio Lins e Silva Júnior (Instagram/Reprodução)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.