Líder do Terceiro Comando Puro é morto durante operação da PM no Rio
TH da Maré foi baleado durante confronto no Morro do Timbau, no Complexo da Maré

O traficante Thiago da Silva Folly, conhecido como TH, foi morto na madrugada desta terça-feira, 13, pela polícia durante operação no Morro do Timbau, comunidade que faz parte do Complexo da Maré. Um dos líderes da facção Terceiro Comando Puro e um dos criminoso mais procurados do Rio, ele estava escondido em um bunker na favela e foi atingido durante troca de tiros.
Outros dois homens, que seriam seguranças do traficante, também foram baleados e não resistiram, depois de serem socorridos. Thiago, o TH da Maré, foi encontrado morto já no local do tiroteio. Ele vinha sendo monitorado nos últimos meses pelo setor de Inteligência da Polícia Militar, que conduziu a operação, e era apontado como o responsável pela morte de dois agentes do Bope no ano passado, entre outras anotações criminais.
Policiais militares do #BOPE realizam, nesta terça-feira (13), patrulhamento no interior do Complexo da Maré, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. pic.twitter.com/dxiyLo7VSl
— @pmerj (@PMERJ) May 13, 2025
Nas redes sociais, o governador Cláudio Castro (PL) comemorou a ação da Polícia: “Mais um criminoso tirado de circulação!”, escreveu, em seu perfil no X. “Graças a um forte trabalho de inteligência, a Polícia Militar localizou a liderança de uma das facções que atuam na Maré. O vagabundo resistiu à prisão atirando contra os policiais e acabou neutralizado. Esse tipo de criminoso é extremamente perigoso, anda fortemente armado e não tem pudor em usar a população como escudo. Estamos em um momento de virada de jogo, de valorização das polícias, de investimento em inteligência, investigação e infraestrutura para os nossos agentes. E quem ganha é a sociedade”, escreveu.
Como consequência da operação, a intensa troca de tiros fechou afetou vias importantes na Zona Norte do Rio desde o início desta manhã. A Avenida Brasil, a Linha Amarela e a Linha Vermelha, vias expressas que cortam a Zona Norte e levam ao Centro da capital carioca, foram fechadas em diferentes momentos.
Durante a operação, a Polícia Militar sobrevoou também as vias expressas, para monitorar os desdobramentos da troca de tiros. Também houve operações simultâneas em outras favelas da Zona Norte do Rio.
Policiais militares do Grupamento Aeromóvel (#GAM) estão realizando sobrevoos nas principais vias expressas do Rio de Janeiro, com o objetivo de monitorar, vigiar e transmitir informações estratégicas às equipes em solo. pic.twitter.com/DYU9ilAF6C
— @pmerj (@PMERJ) May 13, 2025
Moradores relataram um intenso tiroteio na Maré, linhas de ônibus tiveram de desviar seu trajeto e as aulas no complexo de favelas foram suspensas em algumas escolas.