Julgamento no STF pode impactar eleição no Rio
Ex-prefeito Washington Reis tenta reverter condenação para se candidatar
Um julgamento marcado para ocorrer no plenário do STF na próxima quarta-feira pode ter impacto na disputa eleitoral do Rio de Janeiro.
Os ministros vão retomar a análise de um recurso do ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis contra uma condenação por crime ambiental. O caso é o terceiro item da pauta.
Caso consiga reverter a punição, Reis voltaria a ser elegível e poderia concorrer ao governo estadual — intenção que já anunciou publicamente — ou a outro cargo majoritário.
O ex-prefeito foi condenado pelo STF a sete anos, dois meses e 15 dias de reclusão por danos ambientais em unidade de conservação e parcelamento irregular do solo.
O relator atual é o ministro Flávio Dino, que já votou para manter a decisão de forma integral e foi acompanhado por Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.
André Mendonça divergiu e propôs uma absolvição parcial. O julgamento será retomado com o voto de Gilmar Mendes, que havia pedido vista e já indicou concordar com a realização de um acordo de não persecução penal (ANPP).





