INSS: Como funcionará a notificação dos aposentados
O instituto vai devolver quase R$ 293 milhões ao todo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a notificar nesta terça-feira, 13, através do aplicativo Meu INSS, os aposentados e pensionistas que tiveram descontos irregulares em seus contracheques. O instituto vai devolver quase R$ 293 milhões entre os dias 26 de maio e 6 de junho, na mesma conta em que o beneficiário recebe a sua aposentadoria. 27 milhões de segurados foram informados, também por meio do aplicativo Meu INSS, de que não possuem e nunca possuíram qualquer desconto nos benefícios.
Como vai funcionar a notificação do INSS?
A notificação será feita exclusivamente através do aplicativo meu INSS, não sendo realizada por telefone ou outros meios, nesta terça-feira, 13. Amanhã, dia 14, os aposentados e pensionistas poderão ver quais foram os descontos, reconhecendo se foi fruto de fraude ou se foi uma cobrança autorizada.
Caso seja notificada, a pessoa deve requerer o ressarcimento diretamente pelo Meu INSS ou telefone 135, a partir da quarta-feira, 14. O ressarcimento só poderá ser realizado para os descontos realizados a partir de março de 2020. O sistema vai gerar automaticamente uma cobrança para a entidade mencionada, que terá quinze dias úteis para a comprovação da regularidade ou providências para o ressarcimento ao INSS que, por sua vez, vai repassar o valor ao beneficiário diretamente na sua conta bancária de recebimento.
Em caso de dúvidas, os cidadãos podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
Como baixar o aplicativo Meu INSS?
O aplicativo Meu INSS pode ser baixado para celulares Android e iOS. Para acessar, basta o usuário utilizar a conta do Gov.br, preenchendo o CPF e a senha cadastrados.
Cronograma:
- 13/05: Envio das notificações para aposentados e pensionistas que tiveram descontos irregulares em seus contracheques;
- 14/05: Os descontos indevidos serão disponibilizados, para reconhecimento dos segurados de se foi fruto de fraude ou se foi uma cobrança autorizada;