Incêndio atinge prédio que confecciona fantasias para o Carnaval no Rio
Bombeiros atuam no local, na Zona Norte da capital fluminense; 21 pessoas foram resgatadas e dez feridos levados ao hospital

Um incêndio atingiu um prédio no bairro de Ramos, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira 12. No local, funciona uma fábrica de confecções, que faz, entre outros produtos, fantasias para o Carnaval carioca. O Corpo de Bombeiros informou que todo o fogo foi controlado. A corporação realizou o resgate de 21 pessoas, que ficaram presas por causa das chamas, todas com vida.
Dez vítimas foram encaminhadas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, onde recebem atendimento médico. Dessas, nove estão em estado grave, e uma, em avaliação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, todos os pacientes deram entrada por queimadura em via aérea após inalação de fumaça tóxica.
INCÊNDIO EM RAMOS
O drone do COR acompanha o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate às chamas em prédio comercial na rua Roberto Silva, na altura do Mundial, em Ramos. A via segue interditada.
Corpo de Bombeiros, Equipes da Prefeitura e Polícia militar no local.#CORInforma… pic.twitter.com/hgjywyFHN3
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) February 12, 2025
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro afirmou que foi acionado por volta das 7h30 e que deslocou 13 unidades operacionais da corporação para atuar no local, o que inclui o Grupamento de Operações Aéreas da corporação e especialistas em salvamento em altura, cerca de 90 bombeiros, com apoio de 30 viaturas.
O Centro de Operações Rio informou que acompanha o trabalho dos bombeiros no local e dá suporte às equipes no combate às chamas. Polícia Militar, Guarda Municipal e CET-Rio também estão no local. A Defesa Civil Municipal também foi acionada. A Polícia Civil realiza a perícia e investiga as causas do incêndio. A ocorrência foi registrada na 21ª DP (Bonsucesso).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o edifício não tinha autorização para funcionar como fábrica e, portanto, não contava com as condições de segurança necessárias. Todos os funcionários foram resgatados, segundo a corporação, que faz uma varredura no local por segurança. O incêndio atingiu cerca de 500 metros quadrados.
O incidente também afetou gravemente a preparação das escolas de samba do Grupo de Acesso e da Série Ouro, respectivamente a segunda e a terceira divisões do Carnaval carioca, que utilizavam o local para fabricação de fantasias e adereços. Em nota, o governador Cláudio Castro (PL) prestou “solidariedade às pessoas afetadas pelo incêndio e às escolas de samba atingidas por essa tragédia”, entre elas, Império Serrano, Unidos da Ponte e Porto da Pedra.
Em nota, a escola de samba Império Serrano afirmou que “lamenta profundamente o incêndio que ocorre nas dependências da Maximus Confecções, nesta manhã, em Ramos”, e informou que “toda a produção das fantasias do Carnaval 2025 do Império Serrano se encontra na fábrica”. “Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos nesse acidente”, completou a agremiação.
Posicionamento similar foi divulgado pela escola de samba Unidos da Ponte. Ambas disputam o grupo de acesso do Carnaval do Rio.
A Liga RJ, responsável pelas agremiações que disputam a Série Ouro, terceira divisão do Carnaval carioca, afirmou em nota que a fábrica atingida é “um espaço essencial” para a folia no Rio e “desempenha um papel fundamental no fornecimento de materiais para as escolas de samba”. Por isso, “o impacto desse incidente atinge diretamente o planejamento do Carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida na sua realização”, disse a entidade, que ressalta que a “primeira e maior preocupação é com a segurança e o bem-estar de todas as pessoas que estavam no local, esperando que todos estejam fora de perigo e recebendo o devido amparo”.
Ainda de acordo com a Liga RJ, serão convocados os presidentes das escolas para uma assembleia geral extraordinária, para “avaliar a situação e definir os próximos passos, garantindo que nenhuma escola de samba filiada seja prejudicada”. “Nosso compromisso é buscar soluções que possibilitem a continuidade dos trabalhos e a realização do Carnaval com a grandiosidade que o povo merece. A Liga RJ seguirá acompanhando de perto as investigações e as consequências desse triste episódio, reafirmando seu apoio a todas as agremiações atingidas. Unidos, superaremos mais esse desafio”, completa.