Ibama autoriza Petrobras a perfurar poço exploratório na Margem Equatorial
Pesquisa deverá recolher mais informações geológicas e apontar se há petróleo e gás na área em escala econômica

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu, nesta segunda-feira, uma licença para que a Petrobras faça a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá, a 500 quilômetros da foz do rio Amazonas e a 175 quilômetros da costa, na Margem Equatorial brasileira.
Segundo a Petrobras, o equipamento para a perfuração do poço já está no local onde ocorrerá a exploração, e o empreendimento deverá ser iniciado imediatamente, com a duração estimada de cinco meses. Por meio desta pesquisa, a companhia diz querer obter mais informações geológicas e avaliar se há petróleo e gás na área em escala econômica. Não há produção de petróleo nessa fase.
A estatal informou também que atendeu a todos os requisitos estabelecidos pelo Ibama, cumprindo integralmente o processo de licenciamento ambiental, incluindo um simulado in loco, denominado Avaliação Pré-Operacional (APO).
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira celebrou o aval do Ibama à estatal. De acordo com o político, a região da Margem Equatorial tem importância estratégica para a segurança energética nacional, e sua exploração será feita com “responsabilidade ambiental”.