Helicóptero da polícia do Rio é alvo de tiros e, ao tentar desviar, bate em rede elétrica
Polícia Civil diz que aeronave apoiava operação em Duque de Caxias e não foi atingida no tiroteio

Um helicóptero da Polícia Civil do Rio que apoiava nesta manhã de quinta-feira, 20, uma operação em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, acabou virando alvo de tiros de criminosos e, ao tentar desviar, acabou atingindo a rede elétrica. O caso aconteceu no Jardim Balneário Ana Clara, em Campos Elíseos. Vídeos nas redes sociais mostram a aeronave sobrevoando baixo uma área de mata, onde traficantes estariam escondidos, e o tiroteio.
A equipe a a bordo do equipamento, que integra o Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Saer/Core), reagiu, também disparando. Só que, durante uma manobra para escapar dos tiros, o helicóptero atingiu a fiação de alta tensão, causando duas explosões. A Polícia Civil, em nota, afirmou que os agentes não ficaram feridos e que a aeronave conseguiu depois pousar em segurança. “Os pilotos conseguiram controlar a situação com sucesso, evitando danos à aeronave e garantindo a integridade de toda a equipe a bordo, que não sofreu qualquer ferimento”, diz a corporação, acrescentado que nenhuma bala atingiu a aeronave.
Bandidos atiraram no helicóptero da Polícia Civil durante operação no Parque Bom Retiro (CV), em Caxias. A aeronave precisou fazer uma manobra evasiva por conta dos tiros e, durante o pouso, atingiu a rede elétrica da região. A tripulação está bem.
Mais informações logo mais ao… pic.twitter.com/Ofpy2zUr1E— Tino Junior (@tinojunior) February 20, 2025
Ainda na nota, a polícia completa: “Operações aéreas desse tipo são consideradas de alto risco devido à baixa altitude em que as aeronaves precisam operar, o que por si só representa um desafio significativo, além dos riscos inerentes a possíveis confrontos com criminosos armados, existência de rede de alta tensão e outros obstáculos”.
No dia 12 deste mês, durante uma ação policial no Complexo de Israel que chegou a fechar a Avenida Brasil, um helicóptero blindado da Polícia Militar virou alvo de tiros e foi atingido. A equipe precisou fazer um pouso de emergência na Penha.