Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Guarulhos é primeiro aeroporto do país com certificado

Outorga segue padrões internacionais. Brasil corre para regularizar situação de outros 22 aeroportos até 2013

O Aeroporto de Guarulhos tornou-se o primeiro da América do Sul a receber um certificado operacional definitivo – o que significa que os padrões de operação e de segurança do terminal serão mantidos dentro de parâmetros internacionais.

A certificação foi emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de acordo com regras da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) . O processo durou 10 anos. A Infraero e a Anac agora correm contra o tempo para seguir uma determinação do órgão internacional, que estabeleceu como prazo o fim de 2013 para a concessão desse mesmo certificado a todos os aeroportos que tenham circulação de mais de um milhão de passageiros por ano. “Depois do primeiro, os outros vão de uma forma menos trabalhosa, em função de nós termos um processo consolidado”, diz José Viegas, superintendente de infraestrutura da Anac.

Análise – Alguns dos itens considerados para a certificação são: pista de pouso, o espaço para que a aeronave possa taxiar e os planos de emergência. Aspectos como as filas de embarques e o tempo de devolução de bagagem não entram na análise. Ainda assim, o superintendente de operação da Infraero diz que a mudança será notada. “O passageiro vai sentir a mudança”, diz Márcio Jordão.

O Brasil tem 19 terminais em processo de certificação. Outros três fizeram consultas para iniciar a obtenção da outorga.