Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Guaíba cai a 4,53 m, mas cheia deve se estender ao menos até fim do mês

Nível de água vem recuando. Lago, porém, pode permanecer acima da cota de inundação, que é de 3 m, para além do final de maio caso volte a chover

Por Da Redação Atualizado em 18 Maio 2024, 11h10 - Publicado em 18 Maio 2024, 08h24

O nível do Lago Guaíba, que banha a região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, chegou neste sábado, 18, ao nível de 4,53 metros, segundo monitoramento feito por volta das 9h pela Agência Nacional de Águas (ANA). O nível de água vem caindo gradativamente nos últimos dias, com a redução das chuvas na região.

O Guaíba, porém, está bem acima da cota de inundação, que é de 3 metros, e pode permanecer dessa maneira até o final do mês ou mais, por causa da possibilidade de novas chuvas, segundo análise do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Os cenários de previsão indicam cheia duradoura, com redução lenta dos níveis”, diz a previsão do IPH. “Deve permanecer acima dos 4 m até o início da semana que vem. Redução segue lenta, mantendo-se acima da cota de inundação de 3 m até o final do mês ou mais, dada a possiblidade de novas chuvas.”

O pico do Guaíba foi atingido no último dia 5, quando o lago ultrapassou a marca de a 5,3 metros. Segundo alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) desta sexta-feira, 17, a bacia permanece em situação crítica, pois “recebe toda água que se desloca pelas bacias dos Rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, todas ainda com níveis dos rios elevados”.

Continua após a publicidade

A outra bacia do RS em situação crítica é a da Lagoa dos Patos. Segundo o Cemaden, os municípios banhados pela laguna “permanecem com ocorrência dos processos de inundação devido ao deflúvio proveniente do Lago Guaíba para a Lagoa dos Patos e, ocasionalmente, agravado pelas condições dos ventos”.

Balanço da Defesa Civil

Desde o início das enchentes, o estado contabiliza 155 mortos, 94 desaparecidos e 806 feridos, de acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil às 9h deste sábado. A tragédia afetou de alguma forma mais de 2,3 milhões de pessoas e 461 municípios, o que corresponde a 92% do total de cidades gaúchas (497). Mais de 617 mil pessoas estão fora de casa, dentre as quais 77.202 estão em abrigos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.