Gramado suspende festividade de natal após acidente aéreo que matou 10 pessoas
Empresário e nove familiares estão entre as vítimas

A cidade de Gramado cancelou as festividades do tradicional Natal Luz programadas para este domingo, 22, depois que um avião particular caiu na cidade, matando os dez ocupantes e deixando 17 feridos. “Manifestamos nossa solidariedade às vítimas, suas famílias e à comunidade gramadense neste momento tão difícil”, informou o perfil oficial do evento nas redes sociais.
O Natal Luz é um evento anual que atrai milhares de turistas para a cidade no fim do ano. O evento começou em outubro, e segue até o dia 19 de janeiro. As apresentações canceladas neste domingo incluem espetáculos natalinos na Rua Coberta, na Vila de Natal e O Grande Desfile de Natal. Os ingressos comprados para o desfile serão reagendados de acordo com a disponibilidade, mas também há a opção de solicitar o reembolso do valor. Não se sabe ainda, no entanto, como ficará o evento nos próximos dias. Segundo a publicação, novidades sobre a programação de amanhã em diante serão divulgadas em breve.
Em entrevista coletiva, o governador Eduardo Leite disse que a população de Gramado está muito impactada com o acidente, e relembrou as enchentes que mataram mais de 180 pessoas no estado em abril. “Foi um ano difícil para os gaúchos. Estamos em um franco processo de recuperação de um ano que machucou muita gente”, disse o governador.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública do estado, o avião que tinha à bordo a família Galeazzi colidiu com a chaminé de um prédio em gramado minutos depois de decolar da vizinha Canela, rumo a Jundiaí. A aeronave atingiu também o segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada. Os ocupantes da aeronave morreram na queda, e outras 17 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. Duas delas estão em estado grave por conta de queimaduras.