Genial/Quaest: 4 das 5 regiões do País reprovam atuação do governo Lula na segurança
Pesquisa mostrou que trabalho do petista nessa área é considerado ruim para 38% da população; pior avaliação é no Sul, onde chega a 42%

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 30, mostra que a avaliação dos brasileiros sobre a atuação do governo Lula na área de segurança pública é mais negativa do que positiva em praticamente todas as regiões do Brasil. Segundo a pesquisa, no geral 38% acreditam que o trabalho da gestão petista nesse setor é ruim, ante 25% que consideram positivo. No Sul, 42% consideram o trabalho negativo, enquanto o índice chega a 41% no Sudeste e a 36% no Centro-Oeste e no Norte. A única região onde o cenário é diferente é o Nordeste, um histórico reduto petista. Lá, 33% classificam a atuação do mandatário como positivo e 33%, como negativo.
Os governos estaduais, por outro lado, são mais bem avaliados quando o assunto é segurança pública. Segundo a pesquisa, a maior parte da população acredita que os governadores desempenham papel positivo nesse setor: 36% dos entrevistados aprovam a atuação das gestões estaduais, enquanto 28% reprovam.
A pesquisa indica também que a maioria esmagadora dos entrevistados defende que a violência e o combate ao crime organizado devem ser responsabilidades tanto da União quanto das administrações estaduais. De acordo com a Genial/Quaest, 85% defendem uma ação conjunta entre o Planalto e os governadores nesse segmento, enquanto 9% entendem se tratar de assunto da alçada apenas dos governos do Estado.
Legislação fraca?
A pesquisa foi divulgada na esteira da apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) feita por Lula, cujo objetivo é reforçar a atuação da União no sistema de segurança pública, tornado o governo federal como uma espécie de coordenador de uma política nacional. Essa proposta gerou insatisfação dos governadores, que atribuem à PEC uma tentativa do governo de tentar interferir nas atribuições dos estados. O texto foi enviado ao Congresso no início da semana, onde deverá ser discutido e votado pelos parlamentares.
A iniciativa é uma aposta do presidente de tentar explorar politicamente um tema que desgasta o governo e o PT, no momento em que a gestão sofre com a queda de popularidade e em que Lula ensaia uma disputa à reeleição no ano que vem. A pesquisa indicou também que, para 70% da população, a violência e o crime organizado devem ser tratados como problemas de âmbito nacional, enquanto que apenas 26% avaliam que esses assuntos sejam uma questão regional.
O levantamento mostra ainda que a maioria dos brasileiros anseiam por leis mais rigorosas que mantenham os bandidos na cadeia. Para 86% dos entrevistados, a Justiça solta criminosos presos pela polícia pelo fato de o País possuir uma legislação fraca. A Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas entre os dias 27 e 31 de março. A pesquisa, cujo índice de confiança é de 95%, possui margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.