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Fraude no INSS: como vai funcionar o serviço para pedir reembolso de descontos irregulares

Mais de R$ 200 milhões serão devolvidos entre maio e junho

Por Pedro Cardoso Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2025, 13h37 - Publicado em 9 Maio 2025, 12h23

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, anunciou nesta quinta-feira, 8, em entrevista coletiva, que os aposentados e pensionistas que tiveram descontos irregulares em seus contracheques, vão ser notificados através do aplicativo Meu INSS. O instituto vai devolver quase R$ 293 milhões entre os dias 26 de maio e 6 de junho, na mesma conta em que o beneficiário recebe a sua aposentadoria. Ontem, 27 milhões de segurados foram informados, também por meio do aplicativo Meu INSS, de que não possuem e nunca possuíram qualquer desconto nos benefícios.

Como vai funcionar a notificação do INSS?

A notificação será feita exclusivamente através do aplicativo meu INSS, não sendo realizada por telefone ou outros meios, na próxima terça-feira, 13. Na quarta, 14, os aposentados e pensionistas poderão ver quais foram os descontos, reconhecendo se foi fruto de fraude ou se foi uma cobrança autorizada.

Caso seja notificada, a pessoa deve requerer o ressarcimento diretamente pelo Meu INSS ou telefone 135, a partir da quarta-feira, 14. O ressarcimento só poderá ser realizado para os descontos realizados a partir de março de 2020. O sistema vai gerar automaticamente uma cobrança para a entidade mencionada, que terá quinze dias úteis para a comprovação da regularidade ou providências para o ressarcimento ao INSS que, por sua vez, vai repassar o valor ao beneficiário diretamente na sua conta bancária de recebimento.

Em caso de dúvidas, os cidadãos podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.

Como baixar o aplicativo Meu INSS?

O aplicativo Meu INSS pode ser baixado para celulares Android e iOS. Para acessar, basta o usuário utilizar a conta do Gov.br, preenchendo o CPF e a senha cadastrados.

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Cronograma:

  • 08/05: 27 milhões de segurados foram informados de que não possuem e nunca possuíram qualquer desconto em seus benefícios;
  • 13/05: Envio das notificações para aposentados e pensionistas que tiveram descontos irregulares em seus contracheques;
  • 14/05: Os descontos indevidos serão disponibilizados, para reconhecimento dos segurados de se foi fruto de fraude ou se foi uma cobrança autorizada;
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