Falha fecha trecho da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo
Estações Jabaquara, Conceição e São Judas não operaram entre aproximadamente 7h30 e 9h15; Metrô informou a usuários que houve um erro humano
Milhares de paulistanos tiveram dificuldades para chegar ao trabalho nesta terça-feira, 22, devido a um problema técnico que fechou as estações Jabaquara, Conceição e São Judas, da Linha 1-Azul, do Metrô, na Zona Sul de São Paulo.
A paralisação ocorreu entre as 7h30 e as 9h15 aproximadamente, quando as estações foram reabertas e a circulação, gradativamente normalizada.
De acordo com o Metrô, o caos foi causado pela falha em um equipamento. Em resposta a alguns usuários que interagiram pelo Twitter, a rede de transportes relatou também a ocorrência de um erro humano.
“Falhas podem ocorrer mesmo com todos os esforços da equipe durante a madrugada. Neste caso específico houve também uma falha humana – um operador acabou danificando um equipamento ao seguir viagem sem autorização do CCO (Centro de Controle Operacional)”, informou o Metrô em suas redes sociais.
O problema teve início por volta das 7h30. Pouco depois, o Metrô anunciou o fechamento das três primeiras estações da Linha 1- Azul. Usuários que já estavam dentro das estações receberam reembolso das passagens.
O Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionado, mas os ônibus demoraram a chegar, causando enormes filas.
Apesar do forte calor, centenas de pessoas preferiram realizar o trajeto a pé – a distância da estação Jabaquara até a Saúde é de 3,7 quilômetros e dura cerca de 45 minutos. Os trens entre as estações Saúde e Tucuruvi circulam com velocidade reduzida, assim como os da Linha 3-Vermelha.
No Twitter, usuários reclamaram do erro e também do recente reajuste da passagem, que em 2019 subiu de 4 reais para 4,30 reais.