Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Em momento delicado, Lula tenta avançar promessas de campanha na Câmara

Comissões devem dar mais um passo nesta terça-feira para a recriação 'turbinada' do Bolsa Família e as novas regras do Mais Médicos

Por Bruno Caniato Atualizado em 9 Maio 2023, 16h44 - Publicado em 9 Maio 2023, 12h07

Em meio ao seu pior momento na Câmara, com ao menos duas derrotas nos últimos dias — a derrubada de decretos presidenciais que mudavam o Marco Legal do Saneamento e o adiamento da votação do PL das Fake News —, o governo Luiz Inácio Lula da Silva caminha para votar alguns dos projetos considerados de suma prioridade pela atual gestão, como os que tratam do Bolsa Família, do Mais Médicos e do Minha Casa Minha Vida.

Dois deles caminharão um pouco nesta terça-feira, 9. À tarde, uma comissão mista deve votar o relatório que ressuscita o Bolsa Família com valores ainda maiores do que o extinto Auxílio Brasil, que substituiu o programa petista durante o governo de Jair Bolsonaro. Trata-se da Medida Provisória 1.164/23, que prevê o pagamento mínimo de 600 reais às famílias beneficiadas, além de 150 reais adicionais por cada criança de até 6 anos e outros 50 reais por dependente entre 7 e 18 anos ou gestante.

Os benefícios já estão valendo, mas a MP tem um prazo máximo de 120 dias para ser votada, caso contrário perde a validade — no caso, a proposta do Bolsa Família vence no dia 29 de junho.

Também para esta terça-feira está prevista a formação de uma nova comissão mista para avaliar as novas regras do programa Mais Médicos, lançado em 2013 pelo governo Dilma Rousseff e desidratado pela presidência de Bolsonaro. Por meio da MP 1.165/23, o governo Lula propõe incentivos de até 20% para os médicos que atuarem pelo mínimo de 36 meses, sendo favorecidos os profissionais que atuam em regiões mais vulneráveis do país. O programa repaginado inclui ainda um adicional de 40% a 80% para os médicos formados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que participarem da iniciativa por, ao menos, 12 meses. Essa MP foi apresentada em março e tem que ser votada até julho.

Outra promessa de campanha de Lula, a restauração do Minha Casa, Minha Vida já está em análise por uma terceira comissão mista, ainda sem data para votação. A novidade já determinada pela MP 1.162/23 é a inserção da chamada Faixa 1, que engloba famílias com renda ainda mais baixa do que o programa análogo Casa Verde e Amarela de Bolsonaro. O que ainda pode mudar é a inclusão da melhoria de moradias já entregues pelo Minha Casa, Minha Vida, segundo sugestão do deputado Fernando Marangoni (União-SP), relator do texto.

Continua após a publicidade

Derrota dura

Na quarta-feira 3, o governo sofreu um considerável revés na Câmara, que sinalizou claramente que Lula ainda não tem uma base consolidada na Casa. Por 293 votos a 136, os deputados derrubaram as mudanças decretadas por Lula no Marco Legal do Saneamento. Chamou atenção a oposição em peso vinda de partidos supostamente aliados e que, inclusive, comandam ministérios, como PSD, MDB e União Brasil.

O placar desfavorável confirmou as suspeitas já levantadas no dia anterior, com o adiamento da votação do PL das Fake News, de que a frágil articulação costurada no Congresso pode não bastar para que o governo aprove as promessas de campanha.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.