Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Deputado federal Glauber Braga (PSOL) é detido durante desocupação da Uerj pela PM

O parlamentar e três manifestantes foram levados para a Cidade da Polícia durante confusão entre agentes do Batalhão de Choque e estudantes

Por Ludmilla de Lima Atualizado em 20 set 2024, 15h59 - Publicado em 20 set 2024, 15h49

O deputado federal Glauber Braga (PSOL)  foi detido na tarde desta sexta-feira, 20, durante uma confusão envolvendo a Polícia Militar e estudantes da Uerj, no Maracanã. De acordo com a assessoria do parlamentar, ele tentava proteger estudantes “ameaçados e agredidos” por policiais do Batalhão de Choque durante ação de desocupação do campus da universidade, determinada pela Justiça. O deputado,  dois manifestantes e um jornalista detidos foram levados num ônibus da PM para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho.

View this post on Instagram

A post shared by Glauber Braga (@glauberbraga_oficial)

Com a chegada da tropa ao campus, no começo da tarde, houve confusão, e até bombas de efeito moral foram lançadas. Estudantes revidaram, jogando objetos contra os policiais. Universitários protestavam contra cortes na Bolsa Auxílio Vulnerabilidade Social (Bavs), no auxílio-alimentação e também no auxílio oferecido para aquisição de material didático, o que estaria prejudicando os alunos mais necessitados. Segundo divulgou a universidade mais cedo, “após a determinação da juíza da 13ª Vara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, exigindo a desocupação imediata dos prédios da Uerj, os manifestantes se recusaram a sair e seguem bloqueando todas as entradas do Pavilhão João Lyra Filho, em flagrante e criminoso descumprimento de decisão judicial”. 

A decisão previa o uso da força policial caso o local não fosse desocupado de forma pacífica. A nota da assessoria de Glauber Braga diz que ele foi alvo de um medida ilegal, “já que um deputado federal só pode ser detido em flagrante por crime inafiançável”. O comunicado afirma que os estudantes participavam de uma ocupação na universidade, “lutando contra cortes no orçamento da política de permanência estudantil destinada a estudantes pobres”. Também deputado federal, Tarcísio Motta, candidato a prefeito do PSOL, está na Cidade da Polícia acompanhando o caso.  

Continua após a publicidade

A PM informou que policiais do Batalhão de Choque e do 6º BPM desobstruíram a Rua São Francisco Xavier após “manifestantes atearem fogo em objetos”. A ação conta com o apoio de helicópteros, que sobrevoam a região, no momento com policiamento reforçado. AInda não há informação da polícia sobre as prisões. 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.