O moço de beleza quase indizível, como se houvesse saído de uma tela renascentista de Sandro Botticelli, marcou para sempre o clássico Morte em Veneza, de Luchino Visconti, de 1971, inspirado no romance de Thomas Mann. O personagem Tadzio, interpretado pelo sueco Björn Andrésen, de 16 anos, costurava a trama com elegância elusiva. Na história, o compositor Gustav von Aschenbach (Dirk Bogarde) desenvolve uma obsessão platônica pelo garoto loiro que observa durante estadia em um hotel na cidade italiana.
Em 2021, o documentário O Garoto Mais Bonito do Mundo revelou os traumas do ator, sexualizado desde antes da maioridade. E, de modo assustador e inaceitável, mostrou o comportamento de assédio quase abusivo de Visconti com Andrésen, que sucessivas vezes pedia para que o jovem se despisse, em testes de gravação. Ele seguiria carreira no cinema, entre obras românticas água com açúcar e terror, mas sempre à sombra do sucesso impúbere. Morreu em 25 de outubro, aos 70 anos, de causas não reveladas.
O american way of life
Em Perdidos no Espaço, seriado lançado em 1965, ela foi Maureen Robinson, a bioquímica, mãe de três filhos, que fica presa no espaço com a família. Em Lassie, levado ao ar na televisão americana entre 1958 e 1964, um pouco mais tarde no Brasil, ela interpretou Ruth Martin, a acompanhar as aventuras da cadela da raça collie. Nos dois trabalhos, a atriz americana June Lockhart encarnou, como poucas, a figura da dona de casa do American way of life. As duas caracterizações são, portanto, retratos de um tempo, a segunda metade do século XX. Lockhart morreu em 23 de outubro, aos 100 anos.
O elogio ao direito
O advogado Sergio Bermudes foi um dos mais influentes profissionais de seu campo de atuação — foi também personagem decisivo na defesa da democracia. Em 1975, ele assumiu o caso da publicitária Clarice Herzog, viúva de Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar. Bermudes processou, com coragem e inteligência, o regime. Em 1978, ao analisar a ação, um juiz federal forçou a União a indenizar a família da vítima. Culto, leitor voraz, Bermudes — que se especializaria na reestruturação de empresas — sempre foi admirado pela generosidade com que incentivava seus discípulos e a calma com que conduzia uma atividade nervosa. Dado a olhar a vida nos detalhes, comprou no Rio um apartamento com a mesmíssima vista para o Pão de Açúcar que ele via em uma pequena tela em sua casa natal, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, cidade onde também nasceram Roberto Carlos e Rubem Braga. Morreu em 27 de outubro, aos 79 anos.
Publicado em VEJA de 31 de outubro de 2025, edição nº 2968
A reação de Lula ao ser aconselhado a decretar intervenção na segurança do Rio
Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio
A provocação de Lázaro Ramos após megaoperação no Rio
O que disse Memphis Depay para Oruam após operação no Rio
Como o Comando Vermelho ampliou negócios e se expandiu rápido sobre áreas de milícia







